Início do conteúdo

Cecília Ferramenta  -  ceciliaferramenta@camaraipatinga.mg.gov.br

Cecília Ferramenta
ceciliaferramenta@camaraipatinga.mg.gov.br


Cecília Ferramenta
Início Fim Partido Votos
01/01/2021 31/12/2024 PT 1484
  1

 

Cecília Ferramenta (Maria Cecília Ferreira Delfino) é vereadora em primeiro mandato, mas com uma longa história política e grande experiência nos poderes Legislativo e Executivo.

A política está presente na vida de Cecilia Ferramenta desde que ela trocou Bom Despacho, sua cidade natal, por Ipatinga, há mais de 40 anos. Ao lado do seu marido, Chico Ferramenta, construiu uma vitoriosa carreira, que começou no movimento sindical, chegou à Prefeitura de Ipatinga, à Assembleia Legislativa de Minas Gerais e, agora, à Câmara Municipal. Juntos, Cecília e Chico Ferramenta somam quatro mandatos à frente da Prefeitura de Ipatinga, três de deputado estadual e ainda um de deputado federal.

Cecília Ferramenta nasceu em Bom Despacho (MG), em 1959, filha de Manoel Daniel Ferreira e Lydia Alves Ferreira. É mãe de Frederico, Lucas e Wladimir, e avó de Eduardo e Estêvão.

O gosto de Cecília Ferramenta pela política é natural. Como tem sido natural a sua trajetória, primeiro como deputada estadual, por dois mandatos, e depois como a primeira prefeita de Ipatinga, eleita com a maior votação da história do município.

POLÍTICAS ESTRATÉGICAS

Nos mandatos de Chico Ferramenta na Prefeitura de Ipatinga, Cecília Ferramenta trabalhou de forma voluntária, mas exercendo função importante na coordenação de políticas estratégicas de governo, sempre com o olhar voltado para os movimentos sociais. Ela teve papel de destaque na organização de grupos de mulheres e da terceira idade, entidades populares e de projetos importantes como o “Habitar Brasil”, que mudou a realidade de milhares de famílias da região do bairro Bethânia.

Depois de coordenar tantas eleições e projetos de Chico Ferramenta, era natural que, em algum momento, ela decidisse, também, submeter seu nome à escolha popular. E foi assim que, em 2003, quando o marido ainda era prefeito, que Cecília Ferramenta chegou à Assembleia Legislativa de Minas Gerais como a primeira deputada do Vale do Aço.

Com uma atuação voltada para melhorias em toda a região, notadamente as cidades menores sem representatividade política em nível estadual, Cecília foi reeleita para um novo mandato de deputada, em 2007, e também firmou seu nome na política mineira e iniciou uma trajetória própria e vitoriosa.

Como deputada estadual, de 2003 a 2011, a primeira representante feminina do Vale do Aço na ALMG foi presidente da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização. Nos dois mandatos, levantou problemas, discutiu temas e propostas variadas, e ajudou a levar melhores condições de vida para muita gente, como os mutuários da antiga MinasCaixa, que, graças a um projeto de sua autoria, conseguiram, em 2015, os títulos de propriedade de suas casas.

Ainda como deputada, Cecília teve participação ativa na realização da primeira Conferência da Mulher de Minas Gerais e ajudou a tornar realidade a Coordenadoria Estadual de Mulheres. Na Assembleia Legislativa, foi ainda presidente da Frente em Defesa da Saúde da Mulher.

Paralelamente às rotinas políticas e maternas, Cecília Ferramenta atualmente cursa Serviço Social.

A PRIMEIRA PREFEITA DE IPATINGA

Enquanto atuava na Assembleia Legislativa de MG, lidando diariamente com demandas regionais e estaduais, Cecília Ferramenta decidiu assumir um papel de protagonista na política ipatinguense, tornando-se, em 2012, a primeira mulher eleita para comandar o 10º município mineiro em termos populacionais.

“Para consertar Ipatinga de novo” foi o mote da sua vitoriosa campanha, que expressava, acima de tudo, um compromisso renovado com sua eleição para a Câmara de Ipatinga, em 2020. Agora, como uma vereadora com atitude e compromisso para continuar tornando realidade o sonho de uma cidade melhor para todos.

Em sua trajetória política, Cecília Ferramenta se mantém fiel ao compromisso com o desenvolvimento socioeconômico de Ipatinga.

 

Comissão Início Fim Função
COMISSÃO DE CONTROLE DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA DO MUNICÍPIO 01/01/2023 31/12/2024 Presidente
COMISSÃO DE ABASTECIMENTO, INDÚSTRIA, COMÉRCIO, AGROPECUÁRIA E DEFESA DO CONSUMIDOR 01/01/2023 31/12/2024 Suplente

Início do rodapé