Atualizado em 05/10/2018

Fotos: Associação Cultural do Vale do Aço/ACECIVA

Ipatinga era o nome de uma pequena estação intermediária da estrada de ferro que ligava Itabira a Vitória, inaugurada em 1922 e construída às margens do Rio Piracicaba. Em 1930, este trajeto foi mudado para mais próximo do povoado.

O lugarejo de Ipatinga ainda pertencia ao município de Antônio Dias quando foi criado o distrito de Barra Alegre, em 25 de maio de 1950. Em 12 de dezembro de 1953, foi criado o distrito de Ipatinga. Os dois distritos prosperaram. A população crescia e elegia seus vereadores à Câmara Municipal de Coronel Fabriciano, município ao qual passaram a pertencer.

Os anos se passavam e a sede não dava a devida importância para o distrito. Ipatinga continuava sem água e rede de esgoto. Até 1958, era uma pequena vila com cerca de 300 habitantes e 60 casas. Mas a euforia começou a tomar conta daquele lugarejo. Sabia-se que ali seria construída uma grande usina de aço. Em 25 de abril de 1956, foi lançada a ‘pedra fundamental’ da Usiminas. Em meados de 1958, chegaram as primeiras máquinas e levas de homens que viriam a construir a siderúrgica. A partir daí, Ipatinga começa se desenvolver a passos largos.

Em dezembro de 1962, a Assembléia Legislativa de Minas aprovou em redação final o projeto de revisão administrativa que criou 237 novos municípios, entre eles Ipatinga. A proposição foi vetada pelo então governador de Minas Magalhães Pinto, mas a vontade de se emancipar não se esmoreceu, ao contrário, ganhou mais força.

Em 29 de abril de 1964, foi assinado o termo de emancipação político-administrativa do distrito de Ipatinga, que se desmembrou do município de Coronel Fabriciano.

No dia 3 de outubro de 1965, houve eleições para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores. No dia 3 de dezembro do mesmo ano, tomaram posse os primeiros vereadores e, no dia seguinte, o prefeito e o vice-prefeito. Mais tarde, no dia 8 de dezembro de 1975, foi criada a Comarca de Ipatinga. Sua instalação se deu em 2 de dezembro de 1977, às 11 horas.