Início do conteúdo

Professora Mariene  -  gabmariane@camaraipatinga.mg.gov.br

Professora Mariene
gabmariane@camaraipatinga.mg.gov.br


Professora Mariene

3829-1212
gabmariane@camaraipatinga.mg.gov.br
410

Início Fim Partido Votos
01/01/2021 31/12/2024 Patriota 1682
  1

 

Mariene Patrícia Rodrigues nasceu no dia 6 de setembro de 1977, na cidade de Caratinga, Minas Gerais. Casada com Fernando Silveira Abreu, Professora Mariene tem dois filhos, Nicolas e Clara. Cristã, filha de Agenito Rodrigues Vicente e Maria Rosa Rodrigues, a vereadora viveu sua infância na zona rural até cursar 4º ano primário, quando se mudou para a sede da cidade de Caratinga, a fim de dar continuidade aos seus estudos.

Professora Mariene é graduada em História pela UNEC – Centro Universitário de Caratinga, pós-graduada em Gestão de Políticas Públicas pela UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto.

Atuando como docente desde 2002, atualmente é professora na Escola Estadual Dr. Ovídio de Andrade e Escola Municipal Nelcina Rosa de Jesus, da qual se licenciou para exercer o mandato legislativo. Escolheu ser professora por considerar uma profissão nobre, onde se contribui para a formação de vidas, ajudando os alunos a se tornarem cidadãos de bem. Para Mariene, ser professora vai além de ensinar: é uma paixão. 

Mariene é professora de História e acredita que, na prática, a História é maravilhosa porque por meio dela se conhece o passado e, ao mesmo tempo, propiciam-se as mudanças que estão acontecendo na sociedade. É o resgate da identidade de um povo e a base para construir e reconstrui-la. Segundo a Professora Mariene, antigamente a História era vista do ponto de vista da elite, contada na perspectiva dos herois. Hoje, a História continua acontecendo com mudanças tão significativas que o aluno entende ser ele o próprio sujeito deste contexto. “Nós fazemos parte da história, nós somos a história”.

Professora Mariene ressalta que o processo de ensino-aprendizagem nos dias atuais é muito desafiador por força da Pandemia do novo CoronaVírus. Esse cenário levou os professores a se reinventarem para alcançarem êxito. Como agentes de transformação na vida de seus alunos, os docentes têm enfrentado muitos obstáculos, como a falta de investimento, principalmente em relação às escolas públicas, as quais possuem uma infraestrutura que não atende à demanda de forma adequada, além da desvalorização do profissional em se tratando da questão salarial.

A expectativa de Mariene sobre a atual história política do Brasil é que haja um ponto de equilíbrio, a fim de que não haja tantos conflitos pelo poder como tem acontecido. Nas suas palavras, “é uma disputa de poder pelo poder, mas não se vê a luta pelos direitos, por uma sociedade mais justa. Dentro da História estuda-se a história política, a formação, a construção da identidade de um povo, e isso é muito importante dentro do contexto que vivo hoje como vereadora da cidade de Ipatinga, porque me dá o suporte para compreender os vários aspectos político-econômicos de nossa cidade, desde a sua formação até os dias de hoje. A História está ligada à questão política; não há como se desvincular, e as minhas habilidades e competências nesta disciplina vieram para a Câmara Legislativa com um novo perfil de Vereadora, pois consigo fazer essa junção.”

Para a Professora Mariene, “o Brasil tem jeito! Sempre vou acreditar, e nunca desistir. Não depende só dos políticos, mas de cada um de nós, porque a escolha correta de um representante político é o reflexo daquilo que somos e acreditamos. Estamos passando por um processo de amadurecimento, o qual poderá mudar a História Política do Brasil e vamos continuar lutando para melhorar a cada dia. Menos injustiça na sociedade”, acreditando que “TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE”, Professora Mariene é a professora de História que quer mudar a História de Ipatinga.

Comissão Início Fim Função
COMISSÃO DE SAÚDE PÚBLICA, TRABALHO E BEM-ESTAR SOCIAL 01/01/2023 31/12/2024 Relator
COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA, TURISMO, ESPORTE E LAZER 01/01/2023 31/12/2024 Presidente
COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E DE DEFESA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA 01/01/2023 31/12/2024 Suplente
COMISSÃO DE URBANISMO, TRANSPORTE, TRÂNSITO E MEIO AMBIENTE 01/01/2023 31/12/2024 Suplente

Início do rodapé