Antônio Alves de Oliveira - Tunico  -  tunicoipatinga@gmail.com

01/01/2021 31/12/2024 PODEMOS 1033
01/01/2017 31/12/2020 Podemos 1546
  2

Antônio Alves de Oliveira, o Tunico, está em seu segundo mandato (2021-2024). É morador do bairro Bela Vista e natural da cidade de Vermelho Novo, Minas Gerais. Casado, pai de um casal de filhos, Adriana e Gustavo, e avô da Melina, Dante e Miguel, trabalhou na Usiminas por mais de 38 anos.

Para o vereador, o seu maior desafio é propor e votar projetos que possam levar Ipatinga de volta aos trilhos do desenvolvimento econômico, gerando novos postos de trabalho, para figurar entre os principais municípios de nosso país.

Seu envolvimento social o motivou para que, após se aposentar, caminhar para a vida pública, pois sentia que tinha mais a oferecer para a cidade. Tunico viu na vida pública uma oportunidade de retribuir para a cidade e para a população o acolhimento recebido, cidade onde construiu sua família e vida profissional.

A formação do seu perfil para vida pública começou antes mesmo de se aposentar, dedicando em ajudar ao próximo por meio de trabalhos sociais, iniciados em 2009, quando se tornou membro do grupo de voluntários da APIRVA (Associação dos Portadores de Insuficiência Renal do Vale do Aço), do bairro Bela Vista.

Em 2010, veio a oportunidade de se voluntariar em outra entidade, dessa vez o Grupo o “SE TOQUE” (Grupo de Apoio e Prevenção do Câncer), do bairro Ferroviários.

“Como representante direto dos moradores, junto ao município de Ipatinga, tenho como atribuição ser mais uma das vozes das comunidades e entidades sociais da região, buscando atender às suas necessidades de acordo com as minhas atribuições enquanto parlamentar. Hoje sou parceiro de 5 creches, 1 grupo de escoteiro, 4 comunidades católicas e 4 associações/entidades”, diz o vereador Tunico.

Tunico legisla com base nos ensinamentos dos seus pais, nos estudos acadêmicos e também na sua experiência de vida. Ele preza por um município sem corrupção e por menos desigualdade social. Por isso, seus projetos visam intensificar os trabalhos sociais com muita responsabilidade, prestando serviços voluntários, ajudando na manutenção e expansão das associações e entidades.

Tunico tem o projeto “Boi no Rolete”, que auxilia associações e comunidades na realização do evento para arrecadação de subsídios. As arrecadações geradas em cada evento são direcionados em sua totalidade para as entidades envolvidas.

Ele conta, também, com o projeto “Mutirão Cidade Limpa”, que busca a união de voluntários, geralmente moradores da própria comunidade beneficiada, para a realização de limpeza em áreas críticas, nas quais se acumulam muito lixo, entulhos e resíduos, aumentando o risco de endemias.

"Eu já tenho uma longa história de contribuição na área social, e essa vivência vai me ajudar a trazer mais recursos para a população", afirma Tunico.

“Como vereador, tenho como principais atribuições: fiscalizar, legislar e propor projetos para a comunidade de Ipatinga. Portanto, com o voto de confiança que me deram, farei tudo que for possível dentro de minhas atribuições para trazer reais benefícios para a sociedade. Tudo isso aliado à estrutura que a Prefeitura de Ipatinga oferece para um vereador solicitar as demandas pertinentes a cada secretaria do Executivo”, diz Tunico.

Comissão Início Fim Função
COMISSÃO DE FINANÇAS, ORÇAMENTO E TOMADA DE CONTAS 01/01/2023 31/12/2024 Vice-Presidente
COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO 01/01/2023 31/12/2024 Suplente