Início do conteúdo

César Custódio da Silva  -  cesar@camaraipatinga.mg.gov.br

César Custódio da Silva
cesar@camaraipatinga.mg.gov.br


3829-1215
cesar@camaraipatinga.mg.gov.br
10
Inhapim
06/05/1961

Início Fim Partido Votos
01/01/2009 31/12/2012 PT 0
  1



César Custódio da Silva, 48 anos, primeiro filho de uma família de 12 irmãos, nasceu em Inhapim- MG e veio morar em Ipatinga em 1979.

Funcionário da Usiminas há 27 anos, onde foi Operário Padrão em 1999, é casado com Maria Aparecida há 25 anos e pai de três filhos, Flávio Henrique, Francislaine e Flaviane.

Morador do bairro Veneza II, onde já foi presidente da Associação de Moradores e do Consep setor II, César foi candidato pelo PPS pela segunda vez, sendo o nono vereador mais votado da cidade com 2.391 votos.
De origem humilde, mas criado em família com valores cristãos, César Custódio sempre foi atuante nos movimentos sociais, pastorais e comunitários. Atualmente é presidente do Conselho Central da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), entidade sem fins lucrativos focada na assistência espiritual e promoção social.

Comissão Início Fim Função
Nenhum mandato encontrado

Lei Nº 2674/2010 - MEDICAMENTOS COM BULA - A fim de diminuir as possibilidades de intoxicação e levar mais informações aos pacientes usuários de medicamentos, o vereador César Custódio (PPS), elaborou um projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de entregar juntamente com os medicamentos fornecidos pela rede municipal de saúde, cópia das respectivas bulas ou algum documento similar contendo as informações técnicas sobre o medicamento.

 

Lei Nº 2849/2011 - DIA MUNICIPAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE TRÂNSITO - O Dia Municipal em Memória das Vítimas de Trânsito tem como objetivo reverenciar a memória das vítimas, bem como ser referência e estímulo à formulação de políticas, programas, planos e projetos visando a melhorar a segurança no trânsito, realizando campanhas educativas e incentivando a adesão às medidas que contribuam para uma maior segurança no trânsito.

 

Emenda Lei Orgânica Nº 23/2011 - FICHA LIMPA MUNICIPAL - A proposta veta a nomeação de pessoas que tenham ações transitadas em julgado procedentes da Justiça Eleitoral e Cível, ou seja, apresenta restrição para quem tem alguma pendência com a Justiça. A Emenda a Lei Orgânica, visa disciplinar as nomeações para cargos em comissão no âmbito dos órgãos dos poderes Executivo e Legislativo do município de Ipatinga. O projeto segue os mesmos moldes da lei da Ficha Limpa aprovada no Congresso Nacional em 2010.

 

Lei Nº 2824/2011 - INCENTIVO AO CULTIVO DE CITRONELA E CROTALÁRIA - Instituída no Município de Ipatinga a “Campanha” de incentivo ao cultivo da Citronela e da Crotalária, como método natural de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue. As flores da Crotalária atraem as libélulas, que se alimentam do Aedes aegypti. A Citronela tem ação repelente devido ao seu odor característico exalado das folhas.

 

Lei Nº 2814/2011 - PROPAGANDA ANTI DROGAS - O projeto lei estabelece obrigação de inserção da peças publicitárias de caráter educativo que esclareçam as conseqüências do uso de drogas ilegais e do abuso de drogas lícitas em todos os eventos, sessões de cinemas, shows, teatros, eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer que forem realizados no município de Ipatinga.

 

Lei Nº 2811/2011 - SEMANA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO E COMBATE ÀS DROGAS - Durante essa semana, o Poder Público Municipal promoverá campanhas educativas de prevenção ao uso de drogas, através da realização de palestras, atividades e programações de esporte, cultura e lazer, que transmitam noções sobre os efeitos e malefícios das drogas nos seres humanos e na sociedade em geral.

 

Lei Nº 2894/2011 - DISQUE DENGUE 0800 - Cria o serviço telefônico permanente “DISQUE DENGUE – 0800” com a finalidade de receber denúncias sobre locais caracterizados como possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, Aedes Aegypti, além de fornecer á população informações e esclarecimentos técnicos sobre as formas de prevenção da doença e de combate ao mosquito

 

Lei Nº 2790/2010 - SACOLAS BIODEGRADÁVEIS - Obriga os estabelecimentos comerciais e supermercados no Município de Ipatinga a utilizarem embalagens biodegradáveis ou reutilizáveis para acondicionamento de produtos e mercadorias. O objetivo e assegurar uma nova relação dos consumidores e comerciantes com o meio ambiente, determinando até o ano de 2011 a completa substituição das sacolas e sacos plásticos utilizados no comércio por alternativas ecológicas.

 

Projeto de Lei 115/2011 - PROÍBE O USO E COMÉRCIO DE CEROL - O cerol é um produto originado da mistura de cola, ou derivados e vidro moído. Normalmente é utilizado para empinar pipas, em uma “brincadeira” que envolve cortar a linha da pipa adversária. O cerol é altamente cortante, se atingir motociclista e ciclistas que trafegam pelas ruas e avenidas pode causar acidentes com risco a vida.

 

Projeto de Lei 111/2011 - INSTALAÇÃO DE SINALIZAÇÃO EM PORTAS DE VIDROS - Determinada a instalação de sinalização de obstáculos nas portas de vidro translúcido e transparente, vitrines, espelhos e similares nos imóveis públicos e particulares do município de Ipatinga, onde haja a circulação de pessoas. O objetivo é evitar acidentes, buscando impedir constrangimentos e lesões.

 

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS DE INICIATIVA DO VEREADOR

 

Combate ao Racismo - Debateu sobre vários temas relacionados às dificuldades de inserção do negro na sociedade e outras questões relativas ao tema.

 

Rede de Proteção Social - Discutiu a Rede de Proteção Social no Município relacionada principalmente aos idosos e a sua vulnerabilidade, destacando os problemas e a falta de respeito aos mesmos.

 

Todos Pela Vida, Todos Contra as Drogas - Discutiu a problemática das drogas, especialmente do crack, no município envolvendo além do Poder Legislativo, diversos setores da comunidade.

 

Trabalho dos Assistentes Sociais do Vale do Aço - Buscou melhorias no acesso da população a políticas públicas, debatendo sobre o piso salarial da categoria e aprimoramento das condições de trabalho dos profissionais da área.

 

Humanização no Trânsito - Discutiu as questões relativas ao trânsito com o intuito de se construir alternativas para uma maior humanização no setor.

 

 

INDICAÇÕES DE CIDADANIA HONORÁRIA

 

Padre Ernesto é Cidadão Honorário

 

Como forma de reconhecimento aos relevantes serviços prestados por Padre Ernesto durante a sua passagem pela cidade de Ipatinga, o vereador César Custódio pleiteou junto a Câmara Municipal o título de Cidadão Honorário para o sacerdote, o que foi aprovado por unanimidade por todos os vereadores.

 

Jornalista recebe Cidadania Honorária

 

O jornalista João Senna dos Reis foi agraciado com o título de Cidadão Honorário de Ipatinga, em sessão legislativa ocorrida no mês de agosto, na Câmara Municipal. A homenagem partiu do vereador César Custódio (PPS) e foi aprovada por unanimidade na Casa.

Senna como é conhecido, é natural de Jequeri (MG) e atua há mais de 40 anos na imprensa do Vale do Aço. Para o vereador César Custódio a honraria ao jornalista é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido por este exemplo de profissional ao longo dos anos na imprensa da região.

O vereador destaca ainda, que os profissionais de imprensa têm um papel importantíssimo na formação da opinião da população, e por isso, nada mais justo este reconhecimento a um deles.

Casado com Maria das Graças, Senna tem dois filhos, Cristiane Senna e Vinicius Senna, ambos nascidos na cidade. Atualmente João Senna é articulista e editor do Diário do Aço.

 

 

 

INDICAÇÕES

 

Praças recebem iluminação

 

Foi por indicação de César que já foram concluídas as obras da nova iluminação e postes da Praça dos Lagos, no bairro Planalto II, e na Praça Central, no Veneza II.

Foram instalados 14 postes de 11,5 metros de altura cada, sendo dez na Praça dos Lagos e quatro na Praça Central.

 

 

Canaãzinho

 

Parte de um muro de arrimo que havia cedido na rua Amós, colocava em risco casas, prédios e as pessoas que passavam pelo local. Através de uma indicação do vereador César Custódio, a situação foi sanada.

 

 

Bom Jardim

 

Um muro de arrimo, de aproximadamente 30 metros de extensão, foi construído na rua Novo Horizonte, no bairro Bom Jardim. Outra indicação do vereador César Custódio. O risco de desmoronamento no local preocupava os moradores, principalmente nas épocas de chuva.

 

 

Fim da cratera

 

Uma grande cratera que se formou na pista da Avenida Usiminas, entre os bairros Bom Retiro Leste e Bela Vista, margeando o Rio Piracicaba.

Visando uma solução para o problema, o vereador César Custódio encaminhou ofício à Secretaria Municipal de Obras solicitando providências para o local. O problema foi solucionado.

 

 

Faixas de pedestre elevadas

 

O vereador César Custódio indicou ao chefe do Executivo Municipal a reestruturação de todas as faixas de pedestre do Município de Ipatinga, elevando à altura e dimensões das mesmas em relação à via, observando as normas do Denatran e outros órgãos ligados à regulamentação do trânsito nacional.

 

 

Defensas na Avenida Hortência

 

A UDCBE (União e Defesa da Comunidade do Bairro Esperança) com apoio dos moradores e em parceria com o vereador César Custódio conquistaram a instalação das defensas em torno da galeria da Av. Hortência.

A obra necessária para evitar que aconteçam acidentes no local, há muito tempo era esperada pela comunidade.

O presidente da entidade, “Tim” Neubaner, agradece o empenho do vereador César Custódio, que quando procurado pela diretoria para ajudar na solução do problema não mediu esforço para realização da obra.

 

 

Iluminação na Praça da Igreja Católica

 

Por solicitação da UDCBE (União e Defesa da Comunidade do Bairro Esperança) e em parceria com o mandato do vereador César Custódio, foi instalada a iluminação na Praça da Igreja Católica, situada à Rua C, no bairro Esperança. A iluminação além de favorecer a segurança dos moradores facilita a utilização do local.

 

OFÍCIOS E INDICAÇÕES

 

Foram encaminhados a vários setores da Prefeitura Municipal de Ipatinga mais de 800 ofícios, de 2009 a julho de 2011, pedindo melhorias para diversos bairros da cidade.

Fizemos ao Executivo Municipal, com objetivo de atender aos anseios de todas as Comunidades de nossa Ipatinga, mais 40 indicações de 2009 a julho de 2011.

Início do rodapé