Poste de 25 metros pode virar Patrimônio Histórico Municipal

Publicada em 13/07/2006 14:07

Um poste de iluminação pública de 25 metros de altura, localizado no bairro Bela Vista, pode ser tombado como Patrimônio Histórico e Artístico de Ipatinga. De autoria do vereador Dário Teixeira (PT), o projeto de lei nº 41/06 foi criado para atender a um abaixo-assinado, que contém 112 assinaturas de moradores a favor do tombamento do poste.

Situado na Praça Josimar Ferreira de Morais, entre as ruas Timóteo, Inhapim, Coimbra e Barra Longa, o poste foi construído na mesma época que o bairro, mas não passa por uma manutenção desde a reforma da praça há alguns anos. Com um design antigo, o poste de iluminação possui 10 pétalas com 20 lâmpadas de 400 wts, mas apenas uma delas está funcionando perfeitamente.

Caso seja aprovado, o poste passará por uma análise do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico, que indicará quais reformas serão necessárias para recuperá-lo. O projeto deve ser votado no próximo período ordinário, que tem início no dia 20 de julho.