Início do conteúdo

Estudantes estão em campanha para se tornarem vereadores mirins


Publicada em 17/04/2024 17:49

Estudantes estão em campanha para se tornarem vereadores mirins

Mais de 100 estudantes participam do processo que resultará na eleição de 27 deles

 

Alunos de 27 escolas municipais, estaduais e particulares de Ipatinga votarão na próxima quinta-feira e sexta-feira, dias 18 e 19 de abril, respectivamente, em seus representantes para ocuparem uma cadeira na Câmara Mirim 2024. Concorrem 66 meninas e 46 meninos ao cargo. Cada uma das 27 escolas elegerá um titular e um suplente, que assumirá o cargo em caso de impedimento do eleito.  Nas escolas, o clima é de debate de ideias. 

Na manhã desta terça-feira, o presidente da Escola do Legislativo, Avelino Cruz, visitou algumas escolas e conversou com candidatos em campanha. O intuito era tirar dúvidas, orientar os estudantes a defenderem seus pontos de vista e falar do projeto de educação para a cidadania. 

Na Escola Municipal Padre Cícero de Castro, por exemplo, oito alunos disputam o cargo.  A candidata Yasmin Damasceno contou que a escola já realizou um debate entre os eleitores e os candidatos ao cargo de vereador mirim para que cada um exponha projetos e propostas. “A Escola também providenciou um mural com dados dos candidatos e agora, é pedir voto a voto mesmo. Estou animada”, disse. 

A coordenadora pedagógica da Escola, Sabrina Dantas, esclareceu que inicialmente orientou os estudantes sobre o que é uma proposta viável e se é possível realizá-la, “justamente para que promovam ideias executáveis. Não saiam prometendo o que nem é atribuição de vereador. Para repassar conhecimento e promover uma campanha ética, estamos acompanhando os estudantes de perto”, disse Sabrina. 

Já na Escola Érico Veríssimo, Avelino destacou a importância do colaborador entre os candidatos.  “Embora apenas um seja eleito, todos podem e devem contribuir com o mandato do eleito, sugerindo propostas para que o escolhido possa levar para à Câmara, cobrando postura e resultados. Política é uma ação pelo bem comum”, disse o presidente Avelino.

Início do rodapé