Início do conteúdo

Prefeitura anuncia cronograma para inauguração do Natea em Ipatinga


Publicada em 01/03/2024 19:52

Prefeitura anuncia cronograma para inauguração do Natea em Ipatinga

Durante a audiência pública na Câmara, autoridades discutem estratégias e definem prazos para a entrega do Centro de Autismo Natea, com previsão de conclusão em 90 dias; o encontro também focou nos desafios enfrentados na inclusão

 

O secretário de obras de Ipatinga, Antônio Cláudio Ribeiro, afirmou que as obras do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Espectro Autista (Natea), localizada no bairro Jardim Panorama, serão entregues num prazo máximo de 90 dias. 

A declaração foi feita durante audiência pública na Câmara Municipal de Ipatinga, na noite desta quinta-feira (29). O encontro foi um pedido do vereador Daniel do Bem, que contou também com a presença do secretário de Saúde Walisson Silva Medeiros, do secretário de educação Cairo Monteiro Pereira, e do Dr. Tiago Xavier Correia, psiquiatra, professor e coordenador da liga acadêmica de psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas de Ipatinga. 

Também participaram da audiência, de forma on-line, o Dr. Marco Túlio Ferreira, pediatra e superintendente médico do Centro de Referência do Transtorno do Espectro Autista de Uberlândia, e Alexandra Sardella, neuropsicopedagoga especialista em Análise do Comportamento Aplicada, supervisora do CRTE (Centro de Referência do Transtorno do Espectro Autista - Uberlândia) e gerente do mesmo centro. Esse centro é reconhecido como o primeiro em Minas Gerais dedicado ao atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

Enfatizando a urgência e a importância do projeto, o secretário municipal de Obras reiterou seu compromisso. "A obra foi retomada esta semana e eu garanto, aqui nesta audiência pública, que em 90 dias a entregaremos. Este é um compromisso que assumo diante de todos vocês”, disse ele. De acordo com o secretário, foi necessária uma alteração estrutural do projeto original. “Uma avaliação técnica constatou que a estrutura não suportaria o segundo pavimento, o que demandou ajustes e trâmites burocráticos adicionais. Essas mudanças foram cruciais para garantir a segurança e viabilidade do projeto.”

 

Vereador Daniel do Bem

Conforme o vereador Daniel do Bem, a audiência teve como propósito abrir uma oportunidade para debater o tema autismo, abordando suas complexidades e desafios. Além disso, diz ele, serviu como uma plataforma para cobrar do poder público os compromissos em prol da comunidade autista, como a construção do Natea. Ele destacou a urgência do tema, mencionando as dificuldades enfrentadas pelas famílias. "Não podemos ignorar a urgência deste assunto. É desolador ver nossos entes queridos, aqueles que mais amamos, enfrentando a vida sem o devido acolhimento ou tratamento adequado."

O vereador também abordou a necessidade de melhorar a formação dos profissionais da educação. "O município de Ipatinga deve seguir o exemplo do Estado de Minas Gerais. Em vez de termos apenas assistentes de sala com formação de nível médio, é essencial que tenhamos professores qualificados, com formação superior, especializados em educação especial. Isso é fundamental para garantir um apoio educacional adequado e eficaz.”


Vereador Daniel do Bem: "É muito sério essa questão da gente olhar para o autismo como uma urgência. Como pai de autista, eu entendo profundamente os desafios enfrentados pelas famílias"

 

O vereador reconheceu os desafios na implementação de políticas públicas para o autismo, mas ressaltou a importância de ações concretas e eficazes. "A questão do autismo precisa ser vista como uma urgência. As constantes demoras e a lentidão são extremamente frustrantes e desafiadoras para todos nós. É vital que tratemos o autismo não só como uma prioridade, mas com ações imediatas e eficazes.”

 

Secretário de Saúde 

O secretário Walisson Silva Medeiros iniciou sua exposição destacando a influência de outros municípios e a importância de se adaptar estratégias bem-sucedidas. "É um desafio enorme. Uberlândia é um case de sucesso que eu tive o prazer de conhecer".

Sobre a abordagem adotada em Ipatinga, ele enfatizou a necessidade de uma atenção integrada.  "Nós temos que trabalhar sempre voltado para a condução entre a atenção primária e a atenção secundária."

Abordando os desafios enfrentados, Walisson foi franco sobre as dificuldades na contratação de profissionais qualificados. "Um dos maiores desafios é a contratação tanto de pessoas quanto de serviço. As leis que regem o serviço público, tanto a lei de licitação quanto a lei de contratação, não prevê a urgência e a necessidade que a Saúde tem."

O secretário também falou sobre o esforço para mapear a população autista em Ipatinga, destacando a importância de dados concretos para um planejamento eficaz.  "Nós vamos fazer uma pesquisa, um levantamento para entender e saber trabalhar isso, porque sem o número não conseguimos estabelecer critérios”.

Falando sobre a implementação de novas estratégias, ele citou a importância da capacitação e treinamento contínuo. "A gente pretende, sim, trabalhar e capacitar para conseguir atender e acolher esse paciente e o familiar."

Por fim, ele destacou a importância da parceria e cooperação, mencionando a colaboração com a Faculdade Ciências Médicas. "A Secretaria de Saúde está finalizando um termo de cooperação com a Faculdade Ciências Médicas para realizar o atendimento ambulatorial especializado que eles já oferecem hoje no ambulatório."

 

Secretário de Educação

O secretário de Educação Cairo Pereira, ao abordar a situação dos assistentes educacionais, expressou a dificuldade enfrentada pela administração local. “No último ano, enfrentamos um desafio significativo com a rotatividade de quase 500 assistentes. A complexidade dos trâmites legais e burocráticos impõe barreiras consideráveis na contratação e reposição desses profissionais essenciais."

Ele também destacou a crescente demanda por assistentes e o desafio de manter esses profissionais em número suficiente “O número de alunos autistas cresceu consideravelmente, alcançando quase 1.500. Embora a legislação considere uma proporção de três alunos por assistente, em algumas de nossas salas, essa proporção chega a 11 alunos por profissional." 


Apesar da forte chuva, público comparceu em número significativo, demonstrando a relevância e a urgência do tema

 

Além disso, Cairo mencionou esforços para melhorar a situação. "Estamos trabalhando em projetos para capacitar nossos profissionais, buscando não apenas melhorar a qualidade de educação, mas também orientar professores e assistentes para atenderem de forma mais eficaz às necessidades de nossos alunos autistas."

 

Vereador Avelino Cruz 

Também presente no evento, o vereador Avelino Cruz, pai de um jovem autista de 19 anos, compartilhou suas experiências pessoais. Ele relembrou as dificuldades enfrentadas desde a falta de diagnóstico preciso para seu filho, Fernando, que nasceu no Pará e só foi diagnosticado após a mudança para Ipatinga, quando tinha seis anos. "Foi uma luta", desabafou o parlamentar, destacando a distância da capital e a falta de recursos e tratamentos adequados na época.

A audiência também serviu de plataforma para o vereador cobrar ações mais efetivas do poder público. Ele enfatizou a importância do Natea (Núcleo de Atendimento do Espectro Autista) como um passo essencial na luta pela inclusão e apoio à comunidade autista em Ipatinga. "Estar aqui hoje é muito importante porque o Natea é um dos passos importantes essenciais nessa luta aqui na nossa cidade," afirmou ele, ressaltando o papel vital desse centro no apoio a pessoas com autismo.

Além disso, Avelino mencionou a necessidade de ações integradas em diversas áreas, como saúde, educação e terapia, para oferecer um suporte mais amplo. Ele destacou que a luta não é apenas por seu filho, mas por todas as crianças e jovens autistas que ainda enfrentam barreiras na sociedade.

"Essa luta, essa briga, é para os nossos filhos e para aqueles que hoje também não têm perspectiva," declarou ele, ressaltando a importância de unir esforços para um bem maior.

Início do rodapé