Audiência pública debate a saúde de Ipatinga no último quadrimestre de 2023

Publicada em 28/02/2024 17:15

Audiência pública debate a saúde de Ipatinga no último quadrimestre de 2023

Discussão sobre avanços e desafios no sistema de saúde de Ipatinga marca sessão da Câmara Municipal

Na manhã desta quarta-feira (28), a Câmara Municipal de Ipatinga sediou audiência pública para discutir os indicadores de saúde do município no último quadrimestre de 2023. Essa reunião, em conformidade com determinações legais, teve como objetivo oferecer transparência e abrir diálogos sobre as operações da saúde municipal. Presidindo a Comissão de Saúde da Câmara, o vereador Avelino Cruz conduziu os trabalhos, que contaram com a presença do secretário municipal de saúde, Walisson Medeiros, e de profissionais da área.

Um dos pontos chave discutidos foi sobre as internações em Ipatinga, destacando dados de internações (urgência e eletivas) em diferentes clínicas, com informações atualizadas do primeiro quadrimestre e a ausência de dados para novembro e dezembro. Também foram abordados detalhes sobre o caráter de atendimento das internações para os residentes de Ipatinga ao longo de 2023, fornecendo uma visão abrangente da demanda e do tipo de serviço requerido pela população.

Outro tópico importante foi o transporte sanitário, incluindo informações sobre o transporte de pacientes de hemodiálise com veículo ao longo do ano, destacando a importância da logística no atendimento de saúde. As ações do SAMU foram detalhadas, incluindo dados sobre telemedicina, orientação não médica, empenhos USA e USB, chamadas perdidas e trotes, refletindo as várias facetas do serviço de emergência.

A produção ambulatorial da rede de saúde também foi um foco de discussão, incluindo um comparativo financeiro e de procedimentos realizados para residentes e não residentes em Ipatinga, abrangendo os três quadrimestres de 2023. Além disso, foram apresentados resultados da análise de qualidade da água, incluindo testes de cloro e coliformes totais, destacando a preocupação com a saúde ambiental e seu impacto na saúde pública.

Aspectos financeiros também foram abordados, com uma análise detalhada incluindo receitas arrecadadas por ente federado e informações específicas do terceiro quadrimestre de 2023. Por fim, a audiência contemplou dados sobre atividades assistenciais nas ruas, incluindo atendimento a casos de álcool, crack, tuberculose, transtornos mentais e DST/AIDS, e as atividades do programa "Saúde na Hora", que engloba uma gama de serviços de saúde essenciais.

O Secretário de Saúde de Ipatinga, Walisson Silva Medeiros, destacou um crescimento exponencial nos serviços de saúde na cidade, com ênfase na urgência e emergência. "Em todos os níveis de atenção à saúde, tivemos um crescimento exponencial, principalmente em demandas de urgência e emergência, devido ao aumento das arboviroses," afirmou.

Esse aumento, segundo ele,  foi parcialmente atribuído ao crescimento das arboviroses. Além disso, o secretário ressaltou um aumento significativo nos tratamentos de tuberculose e hanseníase, especialmente no segundo quadrimestre. "Acreditamos que este aumento esteja relacionado ao crescimento populacional transitório, impulsionado pela migração industrial devido às obras do alto-forno," explicou.

Ele também mencionou a expansão dos serviços de saúde, tanto na atenção básica quanto na especializada, fortalecendo a integridade do tratamento de saúde oferecido pelo SUS no município. Apesar do período de férias, que geralmente reduz a demanda por serviços de saúde, o chefe da pasta observou um alto índice de procura por urgências e emergências. "Infelizmente, a demanda por emergência não diminui. Desde dezembro, a dengue tem sido uma das principais causas do aumento na procura desses serviços," destacou.

Ele frisou que, apesar da epidemia de dengue, os serviços de saúde não foram interrompidos e, de fato, intensificados. Para o próximo quadrimestre de 2024, o secretário planeja continuar expandindo os serviços para melhor atender às necessidades de saúde da população de Ipatinga, "seguindo os princípios de saúde integral e digna".

O vereador Avelino Cruz, presidente da Comissão de Saúde da Câmara, enfatizou a importância dessas sessões.  "Essas audiências são fundamentais para garantir a transparência na gestão da saúde em nossa cidade. Elas oferecem uma oportunidade única para que a população e a comissão entendam melhor os direcionamentos e as ações tomadas pela Secretaria de Saúde. Embora sejam momentos mais de exposição do que de debate, devido à quantidade de informações apresentadas, elas são cruciais para o nosso papel fiscalizador dentro da Câmara."

Assista à audiência: