Morre o ex vereador Hamilton Frade Leite

Publicada em 02/02/2024 16:19

Morre o ex vereador Hamilton Frade Leite

Ex-parlamentar e figura marcante de Ipatinga, Pio deixa um legado de serviço público e contribuições no esporte e na cultura local

Morreu na manhã desta sexta-feira (2) o ex-vereador Hamilton Frade Leite, mais conhecido como Pio. Ele exerceu o cargo de vereador de 1965 a 1967, eleito pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) para a 1ª legislatura do município de Ipatinga.

Além de sua atuação como vereador, Pio desempenhou funções na Câmara Municipal de Ipatinga como assessor parlamentar e jurídico, atuando em dois períodos distintos, de 2001 a 2006.

Durante seu mandato como vereador, ele foi eleito para o cargo de 1° secretário na primeira Mesa Diretora da Câmara, logo após a instalação do órgão em 3 de dezembro de 1965, no antigo Cine Ipanema. Esse evento é citado no Livro "Ipatinga, Cidade em Pauta", uma publicação da própria Câmara Municipal de Ipatinga.

Nascido em Ponte Nova, Pio casou-se com Maria José da Silva Leite e formou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce, em 1985. Ele também teve uma carreira ativa no esporte e no jornalismo, sendo presidente do Ideal Esporte Clube, diretor do Parque das Cachoeiras, da Liga de Esportes de Ipatinga, do Ipaminas Esporte Clube, e colunista do Diário do Aço.

O presidente da Câmara, vereador Ley do Trânsito, expressou seu pesar pelo falecimento de Pio, destacando sua amizade, espírito agradável e senso de humor, além de ressaltar sua importância histórica como um dos primeiros legisladores do município. “Uma perda lamentável. Ele foi meu advogado, amigo, era um homem agradabilíssimo, espirituoso e que fará muita falta. Seu nome figurará eternamente no município como um dos primeiros legisladores”, comentou o presidente.

Pio era irmão de Benigno Frade Leite Filho, também ex-vereador, e era muito querido pelos colegas da Casa Legislativa, sendo lembrado por suas histórias engraçadas e seu humor único. “As histórias sobre ele são as mais engraçadas que se possa imaginar. Um dos fatos que vale a pena ser citado é que, quando concorreu ao cargo de vereador, pela segunda vez, ele deixou uma caixa de pintos na Avenida 28 de Abril, aqui no Centro para piar, e para fazer referência a seu nome”, conta o servidor Max Mauro.

Embora não tivesse o sobrenome Pio originalmente, ele o incorporou oficialmente ao seu nome, em 1981, por decisão judicial.

Pio deixa quatro filhas: Débora, Denise, Daisy e Daniele. Seu velório será realizado a partir das 19h desta sexta-feira, na Avenida Londrina, 455, Bairro Veneza, em Ipatinga. O sepultamento ocorrerá no sábado, 3/2, às 11h, no Cemitério Senhora da Paz.