Câmara de Ipatinga marca reuniões extraordinárias

Publicada em 09/11/2023 17:43

Câmara de Ipatinga marca reuniões extraordinárias

Vereadores irão deliberar sobre propostas legislativas que incluem a reserva de vagas para idosos, a abertura de crédito suplementar e, de forma destacada, o Plano Plurianual (PPA)

A Câmara Municipal de Ipatinga marcou duas reuniões extraordinárias para os próximos dias. A primeira será realizada nesta sexta-feira (10), às 14h, e a segunda, na segunda-feira (13), às 10h. As reuniões serão híbridas, com a participação presencial e remota dos vereadores.

Os parlamentares vão discutir 16 projetos de lei, incluindo um que amplia as vagas reservadas para idosos e pessoas com deficiência, um que autoriza a abertura de crédito suplementar de R$ 1,8 milhão e um que isenta mulheres vítimas de violência doméstica de taxa de inscrição em concursos públicos.

Temas educacionais e culturais também figuram na agenda, com projetos que buscam instituir datas comemorativas municipais e iniciativas que visam declarar de utilidade pública entidades sociais que atuam em Ipatinga.

Além disso, os vereadores irão debater e votar o projeto de lei do Plano Plurianual (PPA). O presidente da Câmara, vereador Ley do Trânsito, enfatizou a importância da aprovação do PPA antes da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para assegurar um processo orçamentário eficiente e transparente."

"Estamos convocando reuniões extraordinárias para garantir a votação do PPA, que é a base para nossa LDO e o orçamento. A votação do PPA é crucial e será realizada nesta sexta e na próxima segunda-feira. Este planejamento cuidadoso é fundamental para o crescimento de Ipatinga, evitando atrasos e permitindo que o orçamento seja votado com a devida tranquilidade", disse.

Confira lista de projetos de lei que serão discutidos nas reuniões extraordinárias da Câmara Municipal de Ipatinga:

1. Projeto de Lei 235/2023

- Acrescenta parágrafos sobre reserva de vagas de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência.

2. Projeto de Lei 253/2023

- Autoriza abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$1.840.000,00.

3. Substitutivo ao Projeto de Lei 258/2023

- Dispõe sobre denominação de viaduto.

4. Projeto de Lei 258/2023

- Nomeação de obra pública, viaduto no bairro Iguaçu.

5. Projeto de Lei 267/2023

- Declara de utilidade pública municipal a Associação Abraçe.

6. Projeto de Lei 268/2023

- Institui no Calendário Oficial do Município o 'Dia Municipal do Fest Gospel Ipatinga'.

7. Projeto de Lei 269/2023

- Institui no Calendário Oficial do Município o 'Dia Municipal do Aviva Veneza'.

8. Projeto de Lei 270/2023

- Institui o projeto “Árvores da Minha Cidade” pela rede municipal de ensino.

9. Projeto de Lei 277/2023

- Altera o anexo III da Lei Municipal 4278, referente ao plano plurianual para o período de 2022 a 2025.

10. Projeto de Lei 284/2023

- Dispõe sobre a obrigatoriedade de fixação de cartazes informativos sobre gratuidade no transporte público intermunicipal e interestadual.

11. Projeto de Lei 292/2023

- Isenção de taxa de inscrição em concursos públicos para mulheres vítimas de violência doméstica.

12. Projeto de Lei 293/2023

- Declaração de utilidade pública municipal do 'Instituto Tradição e Saber'.

13. Projeto de Lei 296/2023

- Declara de Utilidade Pública Municipal a Associação Missão em Cristo – AMC.

14. Projeto de Lei 298/2023

- Prioridade no atendimento para profissionalização e reinserção no mercado de trabalho a pessoas com deficiência em Ipatinga.

15. Projeto de Lei 299/2023

- Declara de Utilidade Pública Municipal a Associação de Catadores de Materiais recicláveis da Região Metropolitana do Vale do Aço - CATAVALE.

16. Projeto de Lei 301/2023

- Autoriza abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$850.000,00.