Morre o ex-vereador Saulo Manoel

Publicada em 04/10/2023 16:34

Morre o ex-vereador Saulo Manoel

Legado de Saulo Manoel da Silveira: uma vida dedicada à moradia popular

O ex-vereador Saulo Manoel da Silveira faleceu na manhã desta quarta-feira, 4 de outubro, em Alfenas/MG, local onde residia. Durante sua carreira política em Ipatinga, Saulo cumpriu quatro mandatos e tornou-se uma figura nacionalmente reconhecida por sua incansável luta pela moradia popular para trabalhadores.

Seus mandatos se estenderam de 1993 a 2000 e, posteriormente, de 2009 a 2016. Filiado ao PT, Saulo era amplamente reconhecido por seu engajamento nas causas sociais, especialmente aquelas relacionadas à moradia popular. Além de sua atuação política, ele foi coordenador da Pastoral da Juventude da Igreja Católica e dos Movimentos de Defesa dos Favelados (MDF). Nesses papéis, marcou presença em inúmeros encontros, seminários e fóruns voltados à discussão da Moradia Popular e Reforma Urbana.

Em 1989, Saulo foi peça-chave na organização dos Movimentos Habitacionais de Ipatinga, liderando o primeiro mutirão autogestão. No início dos anos 90, contribuiu ativamente na fundação da Secretaria Latina Americana de Movimentos Populares. Desempenhou um papel crucial na elaboração e discussão do projeto de lei que instituiu o Fundo e Conselho Nacional de Moradia Popular, além de assumir a Coordenadoria Habitacional na Prefeitura Municipal de Ipatinga em 1993.

Durante seu primeiro mandato, teve uma atuação destacada no Programa de Reassentamento e Remodelação do Novo Centro em Ipatinga. Com o auxílio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bird), implementou uma inovadora abordagem de urbanização na cidade e liderou a regularização fundiária com o Programa "Terra de Papel Passado", beneficiando mais de 4 mil famílias na região.

No cenário internacional, representou Ipatinga na Conferência Mundial das Nações Unidas Habitat II na Turquia em 1996, e na Assembleia Geral da Coalização Internacional Habitat no México, também em 1996.

Seu trabalho em projetos de mutirão autogestão em Ipatinga foi reconhecido internacionalmente, estando entre os 12 melhores projetos mundiais da categoria. Representou ainda a União Nacional de Movimentos de Moradias Populares em um seminário em Buenos Aires, Argentina.

Ley do Trânsito, presidente da Câmara, expressou seu pesar pela perda de Saulo, destacando: "Era um homem atuante e muito bem relacionado. Sua dedicação em prol da dignidade daqueles sem moradia era sua principal bandeira e um marco de seu trabalho parlamentar".

Saulo também teve papel de destaque ao coordenar o projeto "crédito solidário" em Ipatinga em 2006. No ano de 2008, foi eleito coordenador geral da Central de Movimentos Populares e se tornou membro do Conselho Nacional das Cidades, representando a região leste de Minas Gerais. Saulo deixa quatro filhos e dois netos.

O velório será realizado na Zelo, Av Londrina, 455, Veneza, Ipatinga, a partir das 7h, com sepultamento previsto para as 16h no Cemitério Senhora da Paz.