Câmara aprova Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Diabetes

Publicada em 02/10/2023 17:30

Câmara aprova Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Diabetes

Iniciativa busca conscientizar e apoiar cidadãos, especialmente crianças e adolescentes, sobre a importância da prevenção e tratamento da doença

IPATINGA – Em uma movimentada sessão na tarde desta segunda-feira (2), a Câmara Municipal de Ipatinga aprovou em segunda votação o projeto de lei que institui a Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Diabetes. A semana será realizada anualmente na terceira semana do mês de novembro, com o objetivo de informar, apoiar e conscientizar a população sobre a diabetes mellitus e seus impactos na saúde.

A justificativa do projeto (PL nº 243/23) destaca que a diabetes mellitus é causada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio responsável pela transformação da glicose em energia. No Brasil, milhões de pessoas são diabéticas, e estima-se que em Ipatinga muitos cidadãos, principalmente crianças e adolescentes, sofram com a doença.

Além de debates, palestras e audiências públicas, o projeto prevê a inclusão de ações educativas no calendário escolar municipal, com foco especial no ensino fundamental. A intenção é educar as crianças sobre o Diabetes Mellitus Tipo 1, entre outras formas da doença. Portanto, de acordo com a proposta, é essencial que eles, bem como seus pais, sejam educados e saibam como lidar com as situações cotidianas relacionadas ao diabetes.

A lei também propõe a colaboração com órgãos públicos federais e estaduais, bem como entidades da sociedade civil, para elaborar projetos de ação social que beneficiem diabéticos e suas famílias.

A vereadora Prof. Mariene, autora do projeto, ressaltou a importância da iniciativa. "O diabetes é uma doença silenciosa, mas com grandes impactos na saúde e na qualidade de vida dos pacientes. Com esta lei, esperamos trazer mais luz sobre o tema, especialmente para nossas crianças e adolescentes, ensinando-os desde cedo a prevenir e lidar com a doença".

O Grupo Pais Pâncreas do Vale do Aço, que cresceu de três para 67 integrantes, marcou presença na reunião. Douglas Mourão, pai da Laura, de 12 anos, com diabetes tipo 1, compartilhou sua experiência. “Nosso objetivo é conscientizar sobre o diabetes tipo 1, uma doença auto-imune. Queremos ainda mostrar à cidade de Ipatinga a importância de tecnologias, como o Libre, que reduz a necessidade de coletas diárias de glicemia, um processo doloroso. Outros municípios já fornecem o Libre gratuitamente, e nossa esperança é que Ipatinga siga o mesmo caminho."

Assista à reunião: