Comissão de Saúde Pública da Câmara busca esclarecimentos sobre manutenção de leitos da UTI

Publicada em 29/09/2023 16:24

Em encontro com o secretário de saúde, vereadores focam na questão dos leitos da UTI 3 do Hospital Municipal Eliane Martins, após decisão da Prefeitura de manter as unidades em funcionamento

Ipatinga - A Comissão de Saúde Pública da Câmara Municipal de Ipatinga realizou, nesta sexta-feira (29), reunião com o secretário de saúde do município, Leonardo Seixas. O encontro, presidido pelo vereador Avelino Cruz e contando com a presença dos vereadores Chiquinho (vice-presidente) e Professora Mariene (relatora), além de integrantes do Conselho Municipal de Saúde, teve como foco principal a situação dos leitos para UTI, especificamente os da UTI 3 do Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM).

Após recente anúncio da Prefeitura de Ipatinga sobre a decisão de manter os 8 leitos da UTI 3, surgiram especulações e preocupações entre os munícipes. A reunião, segundo o vereador Avelino Cruz, buscou esclarecer esta e outras questões emergentes relacionadas à saúde local. "Não houve uma decisão definitiva sobre fechamentos, mas essa possibilidade esteve sob análise", comentou. “No entanto, com a confirmação de recursos programados em nível federal e principalmente estadual, a hipótese de fechamento foi descartada, trazendo um alívio para a população”, completou o parlamentar.

Segundo comunicado oficial da Prefeitura, a resolução de manter os leitos da UTI 3 em funcionamento foi tomada após “produtiva conversa com gestores do governo, vereadores da Comissão de Saúde e médicos do Hospital Municipal Eliane Martins”.

O comunicado ainda diz que a recente assinatura do acordo entre o Governo do Estado e o Ministério Público, referente ao pagamento da dívida da saúde com os municípios de Minas Gerais, “foi uma ação decisiva para que Ipatinga pudesse manter os leitos a partir desse recurso”.

O vereador Avelino Cruz ressaltou a necessidade de contínuo monitoramento da situação. Ele reforçou o compromisso da comissão em realizar futuras reuniões para garantir que os padrões de atendimento sejam mantidos e que a população de Ipatinga continue recebendo cuidados de saúde de qualidade. “Em meio a desafios, a fiscalização e o diálogo constante se mostram essenciais para o bem-estar da comunidade”.