Início do conteúdo

Reforma do prédio da Câmara contempla a construção de um teatro municipal 


Publicada em 01/09/2023 12:57

Reforma do prédio da Câmara contempla a construção de um teatro municipal 

Intervenção pretende ainda garantir a segurança de servidores e população, uma vez que a estrutura está amparada temporariamente por escoras 

 

A reforma do prédio da Câmara Municipal não se limitará apenas à renovação da sua estrutura interna. O projeto de revitalização prevê a construção de um teatro municipal, com 400 lugares, prometendo transformar o local em um centro cultural para a cidade. 

A intervenção será viabilizada após a aprovação do Projeto de Lei nº 191/23, de autoria do Poder Executivo, que contempla a aquisição de até R$ 30 milhões voltados para a obra. 

Nos últimos anos, o edifício da Câmara, localizado na Praça dos Três Poderes, centro de Ipatinga,  tornou-se um ponto de preocupação para servidores e cidadãos, devido às evidentes condições precárias de sua estrutura. Escoras temporárias foram instaladas como medida emergencial, garantindo, assim, a segurança imediata de quem transita pelo local.

A engenheira Shirley Mello, servidora da Câmara, esclareceu que o projeto ainda está em fase de formulação, mas que a execução das obras terá início imediatamente após sua conclusão. “O projeto prevê a recuperação das estruturas danificadas e a finalização da obra inacabada, desde a construção da edificação, há mais de 20 anos”, destacou.

Entre as intervenções planejadas, estão a recuperação integral da estrutura, o desenvolvimento de um novo projeto arquitetônico, a impermeabilização das lajes, a remodelação da fachada e a construção de um novo plenário. Também estão previstos trabalhos nos sistemas hidráulico, elétrico e de esgotamento sanitário. 

O projeto ainda tem uma forte preocupação com a acessibilidade para pessoas com deficiência (PCD) e com medidas de segurança em caso de emergência, como protocolos detalhados para situações de incêndio.

Em uma entrevista coletiva concedida hoje, o presidente da Câmara, Ley do Trânsito, ressaltou a importância dessa reforma para a cidade de Ipatinga. "Não se trata apenas de revitalizar um prédio, mas de transformá-lo em um verdadeiro espaço de cultura e interação para nossa comunidade. Além disso, a segurança de nossos servidores e de todos que frequentam a Câmara é primordial", afirmou. 

Início do rodapé