Início do conteúdo

CMI aponta necessidade de o Executivo realizar plano municipal da mobilidade


Publicada em 24/08/2023 18:15

CMI aponta necessidade de o Executivo realizar plano municipal da mobilidade

Esse é um dos encaminhamentos propostos pelo presidente da Casa, Ley do Trânsito, durante audiência sobre o tema

 

O presidente da Câmara de Ipatinga, Ley do Trânsito, informou que oficiará ao Executivo a necessidade de realizar um plano municipal de mobilidade urbana para o município de Ipatinga, junto aos vereadores membros da Comissão Permanente de Urbanismo, Transporte, Trânsito e Meio Ambiente, “porque o trânsito precisa de melhoria urgente, haja vista que tem sido alto o número de acidentes. Precisamos entender a cidade de forma técnica, de forma a reparar os erros que, por ventura estejam contribuindo para a não segurança no trânsito, bem como adequar o município, que é grande, a um plano que torne o trânsito mais seguro”, disse Ley.

Segundo ele, a audiência pública que ocorreu na noite desta quarta-feira, (23/8) “foi um evento significativo pois discutiu questões relacionadas à segurança no trânsito e uma conclusão comum é que é preciso promover a conscientização da importância de uma educação voltada para a preservação da vida”.

Durante o encontro, especialistas, autoridades e representantes da sociedade civil se reuniram para debater soluções e propor medidas eficazes para reduzir os acidentes e garantir um trânsito mais seguro.

Diversos temas foram abordados durante a audiência, como a importância da educação para o trânsito desde a infância, a necessidade de campanhas educativas permanentes, o papel das escolas na formação de jovens condutores responsáveis, além do fortalecimento da fiscalização e punição adequada para os infratores.

Também foram destacadas iniciativas bem-sucedidas em outras localidades, servindo como exemplos inspiradores para serem implementados.

O representante da Polícia Militar, o tenente comandante do pelotão de trânsito urbano, Johne Wischer informou que há em Ipatinga aumento dos acidentes sem vítima causados pela falta de atenção, “devido ao aumento da frota, de motoristas sem atenção, usando dispositivos eletrônicos, e outras distrações”, pontou.

Em uso da tribuna, ele enfatizou o trânsito no Brasil é a maior causa de mortes não decorrentes de doenças. O trânsito mata mais que câncer e infarto e isso acontece devido à falta de atenção e a falta de gerenciamento das organizações no crescimento das cidades”, disse.

Ao final da audiência, foram estabelecidos compromissos e encaminhamentos concretos, visando a implementação de políticas públicas efetivas e ações práticas que promovam um trânsito seguro.

A conscientização da sociedade sobre os riscos no trânsito e o engajamento de todos os setores são fundamentais para alcançar resultados positivos nessa área. O evento reforçou a importância do tema e estimulou o trabalho conjunto entre os diferentes atores envolvidos na busca por um trânsito mais humano e seguro.

 

Números – Estatísticas recentes divulgadas pelo 12º Departamento de Polícia Civil em Ipatinga indicam que, dos 26.412 registros de sinistros entre 2019 e maio de 2023 na região do Vale do Aço, 68,44% ocorreram somente no município de Ipatinga.

O relatório ainda destaca um crescimento no número de acidentes ao longo do tempo. Em 2019, foram registrados 4.147 acidentes. No entanto, em 2020, este número caiu para 3.544, subindo para 3.926 em 2021, alcançando 4.113 em 2022. Até maio de 2023, já se contabilizaram 2.179 acidentes.

A pesquisa identificou áreas específicas em Ipatinga como zonas críticas para acidentes fatais. Bethânia, Canaã, o trecho urbano da BR-381 nos bairros Iguaçu e Ferroviários, a parte urbana da BR-458 no Centro, assim como as localidades Cidade Nobre e Veneza, figuram entre esses pontos.

Além disso, os acidentes em Ipatinga representam 2,5% de todos os registros em Minas Gerais, com a colisão lateral como principal tipo, frequentemente atribuída à distração ao dirigir.

Estiveram presentes no debate a delegada de trânsito, Lívia Athayde de Oliveira, o secretário adjunto se segurança e convivência cidadã do município, Major PM Clebson Fernandes, o representante da campanha Maio Amarelo, Luiz Carlos Alves de Carvalho, representantes de instituições e populares em geral.

Início do rodapé