PL institui Semana Municipal de Apoio à Adoção

Publicada em 24/08/2023 16:18

PL institui Semana Municipal de Apoio à Adoção

No município, aproximadamente 170 famílias aguardam para se tornar pais adotivos

Em Ipatinga, mais de 170 famílias estão na fila de adoção. E, quando decidiam adotar, tinham que buscar grupos de apoio em outros municípios, incluindo a capital mineira, Belo Horizonte. Foi pensando nessa necessidade que Marciléia Aparecida de Souza decidiu criar um grupo de apoio local.

A proposta, de autoria da vereadora Mariene Patrícia, visa instituir a Semana Municipal de Apoio a Crianças e Adolescentes em Ipatinga. Este evento ocorrerá anualmente em 25 de maio, data que celebra o Dia Nacional da Adoção.

"A finalidade dessa semana é conscientizar a população de que toda criança e adolescente tem o direito de crescer em um ambiente familiar ou, excepcionalmente, em uma família substituta. Além disso, queremos incentivar a adoção responsável e carinhosa, e promover a adoção inter-racial, tardia, de grupos de irmãos e de crianças com necessidades especiais", declarou a autora do projeto.

De acordo com a Agência Brasil, existem no país mais de 34 mil pessoas ou famílias registradas no Sistema Nacional de Adoção, dispostas a adotar. No entanto, apenas 300 delas envolvem grupos de irmãos sendo adotados pela mesma família. Somente 73 referem-se a adolescentes com mais de 16 anos e menos de 15% são de crianças negras.

Marciléia ressaltou que "o grupo é uma oportunidade para discutirmos os diferentes tipos de adoção. Muitas vezes, pela falta de informação e de experiências compartilhadas, certas adoções não ocorrem. Em nosso grupo, temos exemplos de casais que, após refletirem mais sobre o tema, alteraram o perfil de adoção que buscavam, passando a considerar crianças acima de 4 anos como potenciais filhos".

Marciléia criou o Grupo de Apoio à Adoção de Ipatinga – Aconchego (GAA Ipatinga) em 2022, promovendo diálogo e reflexão sobre adoção e pós-adoção. "Quando decidi adotar, senti a ausência de um grupo de apoio. Conhecia pessoas que viajavam até Belo Horizonte em busca de suporte, então, percebi a necessidade de criar esse grupo aqui", afirmou a presidente do GAA Ipatinga.

O GAA Ipatinga realiza encontros no segundo sábado de cada mês, na Escola Nacif Selim de Sales, localizada na Avenida Selim José de Sales, 967, Canaã, Ipatinga. Os encontros ocorrem das 17h às 19h.

Instagram : _@gaaipatinga

(* foto BBC Brasil)