Início do conteúdo

Audiência Pública em Ipatinga debate a Segurança no Trânsito


Publicada em 22/08/2023 16:31

Audiência Pública em Ipatinga debate a Segurança no Trânsito

Segurança Viária em Foco: Audiência proposta pelo vereador Ley do Trânsito avalia estatísticas e soluções para um trânsito mais seguro no município



Na próxima quarta-feira, 23 de agosto, a Câmara Municipal de Ipatinga promove audiência pública sob o tema "Trânsito Seguro: Educação pela Vida". Proposto pelo presidente da Câmara, vereador Ley do Trânsito (PSD), o evento busca discutir questões vitais relacionadas à segurança viária na cidade.

Estatísticas recentemente divulgadas pelo 12º Departamento de Polícia Civil em Ipatinga evidenciam a urgente necessidade de debater os acidentes de trânsito no Vale do Aço, com foco em Ipatinga. A pesquisa indica que, dos 26.412 registros entre 2019 e maio de 2023 na região, 68,44% ocorreram somente no município de Ipatinga.

O relatório ainda destaca um crescimento no número de acidentes ao longo do tempo. Em 2019, foram registrados 4.147 acidentes. No entanto, em 2020, este número caiu para 3.544, subindo para 3.926 em 2021, alcançando 4.113 em 2022. Até maio de 2023, já se contabilizaram 2.179 acidentes.

A pesquisa identificou áreas específicas em Ipatinga como zonas críticas para acidentes fatais. Bethânia, Canaã, o trecho urbano da BR-381 nos bairros Iguaçu e Ferroviários, a parte urbana da BR-458 no Centro, assim como as localidades Cidade Nobre e Veneza, figuram entre esses pontos.

Além disso, os acidentes em Ipatinga representam 2,5% de todos os registros em Minas Gerais, com a colisão lateral como principal tipo, frequentemente atribuída à distração ao dirigir.

Ley do Trânsito, presidente da Câmara e proponente da audiência, enfatizou a relevância do assunto e como ele impacta diretamente a vida de todos. “Temos que buscar soluções eficazes junto a órgãos de segurança e ao executivo para proporcionar mais segurança à nossa população. Pretendemos reunir representantes da sociedade civil, especialistas em trânsito, autoridades e outros interessados para debater estratégias que possam reduzir esses números alarmantes.”

O Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) também forneceu informações sobre as infrações mais frequentes na cidade nos primeiros quatro meses deste ano. A infração mais comum foi "transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20%", com 1.075 registros, seguida por "conduzir veículo sem devido licenciamento", totalizando 482 casos.

“A audiência é uma oportunidade vital para a comunidade de Ipatinga se unir em prol de um trânsito mais seguro. Acreditamos que a educação viária, somada a ações concretas de fiscalização e conscientização, pode ser a chave para mitigar nossa crescente preocupação com a segurança no trânsito”, completou Ley.

 

SERVIÇO:

Audiência pública: "Trânsito Seguro: Educação pela Vida"

Data: quarta-feira, 23 de agosto, às 18h30

Local: Plenário da Câmara Municipal de Ipatinga, Praça dos Três Poderes - Centro.

 

Imagem: www.euamoipatinga.com.br

Início do rodapé