Comunidade escolar manifesta-se contra proposta de municipalização do ensino estadual

Publicada em 09/08/2023 14:43

Apesar das discussões em andamento com os órgãos competentes, não há atualmente um projeto formalizado sobre o tema na Câmara

Na última terça-feira (9), o presidente da Câmara de Ipatinga, Ley do Trânsito, e demais membros da Mesa Diretora, reuniram-se com diretores e professores das escolas estaduais da cidade. O encontro teve como foco debater a proposta do Governo Estadual de municipalização das instituições de ensino. Esta proposta, que está sob análise do Executivo municipal, tem provocado debates acalorados na comunidade escolar.

Os representantes das escolas estaduais apresentaram argumentos robustos contra a proposta. Denilson de Almeida, diretor da Rede Estadual de Ensino de Ipatinga por mais de 20 anos, expressou preocupação sobre os potenciais impactos negativos dessa transição para estudantes e profissionais da educação.

Destacou, em particular, a falta de garantias claras sobre a permanência dos servidores públicos nos seus postos de trabalho. Almeida também mencionou preocupações quanto à manutenção do padrão de qualidade da educação, característico da rede estadual. Ele questionou como essa mudança poderia afetar a já consolidada rede municipal de ensino e o desempenho dos alunos.

Ley do Trânsito mostrou-se comprometido em tratar o assunto com a devida importância. Ele mencionou ter recebido inúmeras abordagens da comunidade escolar estadual sobre os riscos da proposta. “Ainda que não exista um projeto formal na Câmara sobre o tema, se fosse colocada em votação agora, eu não apoiaria, com base nas preocupações já apresentadas. Precisamos de um debate mais abrangente e comprometido”, afirmou.

Por sua vez, a presidente da Comissão Permanente de Educação da Câmara, vereadora Mariene Patrícia, que também é professora da rede estadual, expressou nas redes sociais sua oposição à municipalização. Ela tem sido frequentemente procurada por colegas preocupados para discutir os desafios dessa possível transição.