Início do conteúdo

Mirins e convidados participam de palestras sobre a saúde mental dos jovens


Publicada em 08/08/2023 21:12

Mirins e convidados participam de palestras sobre a saúde mental dos jovens

A boa saúde mental é fundamental para a nossa felicidade, o que torna crucial discutir este tema”, afirmou Marli Andrade, coordenadora do projeto

 

A Escola do Legislativo João Camilo de Oliveira Torres promoveu na tarde de terça-feira (08/08) uma palestra direcionada aos vereadores da Câmara Mirim e aos alunos da Escola Municipal Nelcina Rosa de Jesus. Esta iniciativa integra as atividades planejadas pelo órgão para a Câmara Mirim em 2023, cujo enfoque é a saúde mental.

Marli Teixeira de Andrade e Franco, diretora da Escola do Legislativo, elucidou que, após a retomada do projeto Câmara Mirim no período pós-pandemia, os vereadores juvenis começaram a explorar um tópico socialmente relevante. "Este ano, o foco é a saúde mental dos jovens. A palestra de hoje visa fornecer subsídios para esse debate tão crucial", salientou Marli.

Ela ainda enfatizou que a saúde mental está atrelada a como uma pessoa se adapta às demandas da vida e equilibra seus anseios, capacidades e emoções. “Debater temas como esse visa despertar nos jovens a consciência cívica e a valorização da saúde na comunidade em que estão inseridos”, acrescentou.

Por sua vez, o presidente da Escola, vereador Avelino Cruz, também conhecido como Vevé, destacou algumas propostas e projetos de lei apresentados pela Câmara Mirim. Vevé observou a importância dos temas discutidos na Câmara, comparando-os a sementes que só têm valor se germinarem.

A convidada para a palestra, Lorrayne Silva Lima, especialista em terapia familiar, propôs a dinâmica do "telefone sem fio", demonstrando como as mensagens podem ser distorcidas na comunicação. Segundo ela, a adolescência é uma fase complexa do desenvolvimento humano e diversos fatores, como o ambiente social, influenciam nas emoções.

Lorrayne ressaltou que um terço dos jovens com até 24 anos foi diagnosticado com algum nível de ansiedade que, se não tratada, pode evoluir para outros problemas de saúde mental. A especialista também deu orientações sobre como identificar níveis saudáveis e patológicos de ansiedade.

O segundo palestrante, psicólogo Weverton Felipe Pereira, abordou o tema das drogas. Com experiência em atendimentos a dependentes químicos, Felipe discorreu sobre os efeitos das drogas, em especial na adolescência, e listou alguns dos fatores que levam os jovens ao consumo.

Em continuação, Avelino Cruz esclareceu que, em 2022, o tema trabalhado com os vereadores mirins foi meio ambiente e desenvolvimento sustentável. “Isso resultou em três propostas significativas, atualmente em tramitação na Câmara Municipal de Ipatinga”, concluiu.

Para aqueles interessados em aprofundar-se no tema, o evento está disponível no link do YouTube da Câmara.

 

 

Início do rodapé