Câmara promove audiência sobre uso terapêutico do canabidiol para autistas e outros diagnósticos

Publicada em 07/08/2023 13:41

Canabidiol e Saúde: O Caso de Yuri e o Debate sobre Acesso ao Tratamento em Ipatinga

No próximo dia 9 (quarta-feira), o plenário da Câmara Municipal de Ipatinga será palco de um debate sobre um tema atual e de extrema importância: “O uso terapêutico do canabidiol para autistas” e para aqueles que necessitam do medicamento devido a outras condições clínicas. Esta audiência pública foi requerida pelo vereador Daniel do Bem (PSD), de Ipatinga, e terá início às 18h30.

Daniel do Bem, além de parlamentar, é ativista, pai de autista e psicólogo. Ele sentiu a necessidade de abordar o tema após a grande repercussão do caso de Yuri no mês de março. Yuri é uma criança que sofre de hemimegalencefalia, uma rara malformação congênita cerebral de etiologia desconhecida. Ele precisa do remédio para controlar convulsões, algo que ganhou destaque em um vídeo postado no Instagram por um renomado neuropediatra de Ipatinga no dia 22 de março. No vídeo, o médico discorria sobre o diagnóstico de hemimegalencefalia de Yuri, detalhava os tratamentos já adotados, como uma cirurgia, e enfatizava a urgência do acesso ao canabidiol para controlar as convulsões do garoto.

Pesquisas iniciais indicam que o Transtorno do Espectro Autista (TEA), juntamente com vários outros transtornos, síndromes e doenças, pode ser beneficiado pelo uso terapêutico do Canabidiol (CBD), proporcionando maior qualidade de vida e bem-estar aos pacientes.

“Este assunto é crucial. É essencial promover debates como este para expandir as opções de tratamento disponíveis", diz Daniel do Bem. "Considerando a controvérsia e os tabus em torno do tema, o acesso à saúde ainda é um grande desafio em nosso país. Precisamos facilitar o acesso a medicamentos à base de canabidiol", completou o vereador.

Diversos representantes foram convidados para o evento, incluindo André Luiz Custódio de Paula da Secretaria Regional de Saúde; membros da 72ª Subseção da OAB/MG de Ipatinga, da Secretaria de Saúde de Ipatinga e da Faculdade Univaço; além de outros profissionais de renome na área de saúde e direito. O destaque da programação é a palestra do médico cirurgião oncológico e mastologista, Leandro Ramires, que tem vasta experiência no tratamento com cannabis para fins medicinais e é atualmente diretor médico Científico da Associação Brasileira de Pacientes de Cannabis Medicinal.

(*na imagem, o palestrante Leandro Ramires e seu filho)