Lei garante direito a acompanhante para mulheres em consultas e exames em Ipatinga

Publicada em 25/07/2023 16:50

Iniciativa visa criar um ambiente mais seguro, acolhedor e humanizado nos estabelecimentos de saúde, reforçando a proteção e o bem-estar das mulheres

Na última sexta-feira (21), a Câmara de Ipatinga aprovou, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 185/2023. O projeto, de autoria do vereador e presidente da Câmara, Ley do Trânsito, estabelece o direito de toda mulher a ter um acompanhante, pessoa de sua livre escolha, em consultas e exames, inclusive os ginecológicos, tanto em estabelecimentos públicos quanto privados.

A aprovação do projeto representa um passo importante para a garantia dos direitos e proteção das mulheres em Ipatinga. O PL tem como principal objetivo assegurar um ambiente acolhedor e seguro para as pacientes, possibilitando que possam contar com o apoio e suporte de alguém de sua confiança durante momentos tão sensíveis e importantes para sua saúde.

Além de garantir esse direito, a medida busca fomentar uma atmosfera mais segura, confiável e humanizada nos estabelecimentos de saúde do município. A proposta do PL também é resguardar tanto os profissionais de saúde quanto as próprias mulheres de possíveis desconfianças, abusos ou interpretações equivocadas.

"A presença de um acompanhante escolhido pela paciente pode ajudar a evitar mal-entendidos e equívocos que, infelizmente, têm sido relatados com frequência em diferentes contextos", afirmou Ley do Trânsito.

O presidente da Câmara enfatizou que é essencial que as mulheres se sintam mais confortáveis para buscar atendimento médico quando necessário, sem receios ou medos relacionados a possíveis situações desconfortáveis. "Esperamos que essa ação inspire outras iniciativas que promovam o bem-estar e a equidade em nossa sociedade. Juntos, podemos construir um futuro mais justo e inclusivo para todas as mulheres de Ipatinga", concluiu Ley.

Imagem: Divulgação/Senado Federal