Projeto aprovado propõe a coleta domiciliar de exames para pessoas acamadas em Ipatinga

Publicada em 20/07/2023 17:51

Iniciativa visa facilitar o acesso a exames laboratoriais para aqueles que têm dificuldade de locomoção

IPATINGA - Na tarde desta quinta-feira, um passo significativo foi dado em direção a um atendimento de saúde mais inclusivo na cidade de Ipatinga. A Câmara Municipal aprovou, em 1ª votação, o Projeto de Lei nº 175/23. Essa proposta visa permitir a coleta domiciliar de materiais para exames laboratoriais em pessoas que estão acamadas ou impossibilitadas de deixar suas casas.

A medida, se transformada em lei, beneficiará muitos munícipes que, devido à sua condição de saúde, encontram dificuldades para deslocamento até um laboratório. Assim, os exames laboratoriais necessários poderão ser realizados no conforto e segurança de suas casas.

O vereador Vianei (Avante), autor do projeto, comemorou a aprovação inicial e reforçou a importância da medida para a população mais vulnerável. "Estou muito contente com essa primeira vitória. Este projeto é sobre dignidade e cuidado. Nossos cidadãos acamados, que já passam por tantas dificuldades, não devem ter que lutar também para realizar exames básicos de saúde. A coleta domiciliar vai proporcionar mais conforto e menos riscos para essas pessoas", afirmou Vianei.

A aprovação da proposta, durante a reunião ordinária da Câmara, foi o primeiro passo para a implementação desta medida que promete trazer melhorias na qualidade do serviço de saúde oferecido à população de Ipatinga.

A matéria segue para a segunda votação, marcada para a reunião ordinária desta sexta-feira. Se aprovada, será encaminhada para a sanção do prefeito.

Assista à reunião:

Imagem: Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho - PE