Escola do Legislativo participa do 37º Encontro Nacional da ABEL

Publicada em 19/06/2023 13:23

Escola do Legislativo participa do 37º Encontro Nacional da ABEL

Instituição planeja ampliar iniciativas de educação cidadã para a população idosa

Dirigentes da Escola do Legislativo João Camilo, da Câmara de Ipatinga, incluindo o presidente da Câmara, vereador Ley do Trânsito, participaram do 37º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Escola do Legislativo e de Contas (ABEL), realizado em Campo Grande, de 14 a 16 de junho. O evento reuniu representantes de mais de 19 estados e contou com a presença de funcionários públicos das Escolas do Legislativo das Câmaras, Assembleias e Tribunais de Contas.

O encontro permitiu a análise de temas como o papel das mulheres na política e o novo ensino médio. Além disso, aproximadamente 25 projetos de educação cidadã, atualmente em execução nas Casas Legislativas e de Contas, foram apresentados.

A Escola do Legislativo da Câmara de Ipatinga, fundada em 2018, é filiada à ABEL e tem desenvolvido projetos em sintonia com iniciativas de outras regiões do Brasil. Essa instituição oferece cursos e treinamentos para os próprios servidores, assim como para crianças e jovens que participam dos programas Câmara Mirim e da Gincana do Saber, que têm o objetivo de ensinar sobre a Constituição Federal.

"Esses encontros são oportunidades para conhecer novos projetos destinados à comunidade e estabelecer parcerias que nos permitam oferecer esses serviços em prol da educação cidadã para os cidadãos", afirmou a diretora da Escola, Marli Andrade.

Já foram estabelecidos contatos com técnicos da Assembleia do Ceará para auxiliar em projetos que beneficiarão familiares de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras deficiências, segundo o presidente da Escola, vereador Avelino da Cruz.

O presidente Ley do Trânsito reafirmou a atual orientação dos Tribunais de Contas, que já reconhecem a legalidade dos trabalhos realizados pelas Escolas do Legislativo. Ele ressaltou que, conforme o artigo 39, parágrafo 2º da Constituição, os entes federativos devem manter escolas de governo para formação e aperfeiçoamento dos servidores públicos.

"Como presidente de uma instituição de referência como a Câmara de Ipatinga, continuaremos trabalhando e trazendo inovações para a educação cidadã em nosso município," disse Ley.

O próximo passo é fortalecer laços com a Câmara de Pouso Alegre, que é uma "Câmara-irmã" de Ipatinga, e buscar informações sobre o projeto de educação digital para idosos. Segundo Marli, "a iniciativa foi muito bem recebida em Pouso Alegre e acreditamos que também será bem sucedida em nossa cidade"."