Saúde Mental no Trabalho é tema de palestra na Câmara Municipal de Ipatinga

Publicada em 14/06/2023 15:36

Saúde Mental no Trabalho é tema de palestra na Câmara Municipal de Ipatinga

Palestra ministrada pela psicóloga Cleide Ferreira aborda desafios e soluções para o tema; servidores efetivos, comissionados e funcionários terceirizados participaram

A Câmara Municipal de Ipatinga, por meio da Gerência de Integração com a Comunidade, realizou na última terça-feira (13), no plenário da instituição, palestra sobre Saúde Mental no Trabalho. A palestrante, Cleide Ferreira, psicóloga, neuropsicóloga e coautora do livro “O Poder da Felicidade”, conduziu o evento direcionado aos servidores efetivos, comissionados e funcionários terceirizados da Câmara.

O foco da palestra foram os desafios psicológicos no ambiente de trabalho, com ênfase em estratégias para lidar com estresse, depressão e ansiedade. Segundo Cleide Ferreira, os problemas que não enfrentamos tornam-se nossos limites e a solução está em nós mesmos. Ela também destacou a importância de dizer 'não' quando necessário, como forma de cuidar de si mesmo.

"Todos os problemas têm solução dentro de nós, não é o outro que vai responder por nós", disse Ferreira, complementando que a qualidade deve ser priorizada sobre a quantidade de tarefas e que dizer 'não' para o outro é, muitas vezes, dizer 'sim' para nós mesmos.

A profissional ressaltou ainda a importância de não desistir dos sonhos, mesmo em meio a adversidades. "Não é por causa de uma doença que precisamos desistir dos nossos sonhos. É possível continuar fazendo e cuidando de nós mesmos", afirmou a psicóloga.

Os servidores que participaram do evento reagiram positivamente. “Temos que fortalecer a ideia que a gente não pode se abater com os desafios diários. Encarar os obstáculos como crescimento pessoal e profissional, e não como limite, é o melhor caminho”, disse Cláudia Alves Ribeiro, servidora efetiva.

Já Carlos Eduardo, funcionário terceirizado, viu na palestra uma oportunidade para melhorar sua saúde como um todo. "Essa palestra trouxe uma nova perspectiva sobre como lidar com as pressões do trabalho. As ferramentas apresentadas pela Dra. Cleide são extremamente úteis para enfrentar o estresse e a ansiedade", disse.

Assista à palestra:

Imagem: A psicóloga Cleide Ferreira.