Diretores do Ceresp de Ipatinga apresentam atividades executadas com detentos aos vereadores

Publicada em 30/03/2023 16:53

Reunião com parlamentares abre possibilidade de apoio à melhoria do sistema carcerário no Ceresp de Ipatinga

O diretor geral do Ceresp (Centro de Remanejamento Provisório) de Ipatinga, Leandro Cristino, e a diretora administrativa do Ceresp, Nayara Barros, visitaram a Câmara de Vereadores de Ipatinga na última quarta-feira (29). Eles participaram de uma reunião com parlamentares e seus representantes, no gabinete da presidência do legislativo. A visita teve como objetivo apresentar o sistema prisional e as atividades executadas com os detentos, visando expor a necessidade de recursos municipais para a manutenção dos serviços.

Segundo o diretor geral do Ceresp, apesar de o sistema prisional ser vinculado ao Estado de Minas Gerais, a contribuição municipal com a destinação de recursos é fundamental na ressocialização dos presos.

“A unidade prisional atua também como um órgão de execução penal, pois existe para que o preso cumpra sua pena. Realizamos um trabalho de ressocialização individual, oferecendo toda a assistência necessária. Uma emenda parlamentar, por exemplo, destinada ao Ceresp, seria primordial para melhorar a parte estrutural e, dessa forma, colaborar com o trabalho de ressocialização.  É muito importante trazer, através dos vereadores, a necessidade em ter a sociedade de Ipatinga como uma parceira do estado.”, afirmou Leandro Cristino.

No momento, cerca de 40 detentos exercem diversas atividades no Ceresp de Ipatinga, tanto em oficinas dentro da unidade como em empresas privadas que oferecem carta de emprego. A cada três dias trabalhados, a pena do preso é reduzida em um dia.

O vereador Coronel Silvane mediou a reunião e agradeceu ao presidente da Câmara, vereador Ley do Trânsito, por ter disponibilizado seu gabinete para o encontro. A reunião foi considerada de grande importância pelos parlamentares, uma vez que permitiu que conhecessem o trabalho desenvolvido na unidade.

"Foi uma oportunidade importante para os diretores apresentarem os benefícios que poderiam ser trazidos para a população caso o Poder Legislativo pudesse apoiar o sistema de alguma forma. Vários vereadores mostraram interesse em contribuir com emendas impositivas para que as obras no Ceresp saiam do papel e melhorem as condições de acomodação dos presos, permitindo que retornem à sociedade com mais dignidade", afirmou o vereador.

Além do vereador Coronel Silvane, participaram da reunião os vereadores Adiel de Oliveira, Chiquinho, Tunico, Wellington da Floricultura e Zé Terez, bem como representantes de outros parlamentares.