Ipatinga terá programação especial para Semana Municipal do Autismo

Publicada em 30/03/2022 17:39

Ipatinga terá programação especial para Semana Municipal do Autismo

O presidente da Comissão de Saúde Pública, Trabalho e Bem-estar Social da Câmara de Ipatinga, vereador Daniel do Bem (PSD), acompanhado da presidente do Centro de Integração Autista de Ipatinga – CIA, anunciou na tarde desta quarta-feira (30) a programação especial no município em comemoração à Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo, realizada entre os dias 2 e 8 de abril, realizada pela entidade, com iniciativa da Prefeitura de Ipatinga.

A abertura da semana será marcada por um evento realizado no Parque Ipanema, no sábado, dia 2 de abril, onde serão oferecidas oficinas adaptadas, musicalização, blitz educativas e a solenidade de regulamentação da Lei que cria o Selo Empresa Amiga do Autista em Ipatinga, quando o prefeito Gustavo Nunes vai entregar o certificado a empresas da cidade que têm ações de inclusão para pessoas com Transtorno do Espectro Autista. O evento ainda contará com a presença de representantes do governo e da presidente do Conselho da Mulher Empreendedora da Aciapi e CDL, Marilane Santos.

Ao longo da semana, serão realizadas palestras, audiências públicas e panfletagem em vários pontos da cidade. Em uma das audiências, agendada para o dia 8 de abril, será feito um balanço das políticas públicas oferecidas pelo município de Ipatinga aos autistas.

Para a presidente do CIA, Ivanete Freitas, esse evento é muito importante para a conscientização da população. “Com o apoio da prefeitura, vamos fazer uma programação especial durante toda a semana, voltada para a conscientização da população da nossa cidade sobre o autismo. Para a associação, é um marco este momento, para levar mais informações às pessoas e contribuir para que conheçam mais sobre a nossa causa”.

Convergindo com o tema da campanha nacional “Lugar de Autista é em Todo Lugar”, a Semana Municipal do Autismo em Ipatinga que reforçar a necessidade de que o mercado de trabalho abra as portas para a inclusão das pessoas com TEA.  Jefferson de Brito, diretor do CIA, é autista, doutor em genética e reforça essa necessidade. “As pessoas precisam ter consciência que é possível que o autista se mantenha em sociedade, ter um emprego, ter uma família, ser um cidadão comum, não ser excluído. Com esse tema, chamamos a atenção das empresas, para que abram as suas portas para contratar autistas e promover ações de inclusão”.

O vereador Daniel do Bem é pai de autista, ativista da causa e autor de importantes leis em favor dos autistas de Ipatinga. Ele afirma que a administração de Ipatinga está disposta a abraçar a causa e implementar políticas públicas em favor das pessoas com TEA. “Sabemos que ainda há muita coisa a melhorar, como criar um fluxo de atendimento para autistas, faltam profissionais na rede para o atendimento, mas acredito que ainda este ano teremos excelentes notícias para os autistas da nossa cidade”.

O vereador reforça ainda a necessidade da participação da sociedade, como um todo, nos eventos relacionados à causa autista. “O autista pode estar em todo o lugar, deve estar em todo lugar. Todos são convidados a participar dos eventos, conhecer para acolher as pessoas com autismo para que, assim, possamos construir essa conscientização no meio da sociedade”.

Programação Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo

02/04:           Evento Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

Local: Parque Ipanema

Horário: 14h às 17h