Início do conteúdo

Pessoas com síndrome de down passam a ter direito a vagas de estacionamento para deficientes  


Publicada em 25/10/2021 16:25

Pessoas com síndrome de down passam a ter direito a vagas de estacionamento para deficientes  

Leis aprovadas anteriormente pela Câmara Municipal de Ipatinga também incluíram pessoas com Transtorno de Espectro Autista e com a síndrome de fibromialgia entre os contemplados; projeto de lei segue agora para 2ª votação

 

A Câmara Municipal de Ipatinga aprovou, tarde desta segunda-feira (25), em reunião ordinária, o Projeto de Lei nº202/21, que garante a pessoas com síndrome de down o mesmo direito a vagas de estacionamento reservadas para deficientes físicos. A votação foi unânime, e o projeto segue agora para mais uma votação.  

O autor do projeto de lei, vereador Avelino Cruz (PP), argumenta que a proposta visa incluir essas pessoas no rol de beneficiados, até então restrito a deficientes visuais ou com mobilidade reduzida.

Leis aprovadas anteriormente pela Câmara Municipal de Ipatinga também incluíram pessoas com Transtorno de Espectro Autista e com a síndrome de fibromialgia entre os contemplados.  

“Nós estamos agora pleiteando também para as pessoas com síndrome de down, porque elas também têm o direito de fazer o uso dessas vagas por necessidade, especialmente quando eles precisam sair para os seus tratamentos, terapias e consultas médicas”, disse o vereador Avelino, ao defender a proposta durante a reunião.

O parlamentar aproveitou a oportunidade para criticar a redação dada à lei municipal.

“A definição de deficiente é ampla. Cabe, portanto, ao Poder Público promover a acessibilidade e inclusão de todos com deficiência”, diz o parlamentar. Segundo ele, a alternativa seria utilizar a terminologia adequada “pessoas com deficiência” ou “pessoas com necessidades especiais”.    

Se aprovado em 2º turno, o projeto seguirá para sanção do prefeito Gustavo Nunes. 

Assista à reunião: 

Imagem: Vereador Avelino Cruz (ao fundo), autor do projeto de lei, durante reunião ordinária

 

Início do rodapé