Audiência debate piso nacional de enfermeiros, em tramitação no Senado Federal

Publicada em 17/08/2021 15:50

Audiência debate piso nacional de enfermeiros, em tramitação no Senado Federal

Diálogo municipal será presidido pela vereadora Professora Mariene (Patriota), que defende implantação do piso no município

Ocorre na próxima quinta-feira (19/08), às 19h, na Câmara Municipal de Ipatinga, audiência pública que envolve os profissionais de enfermagem. O objetivo é debater os reflexos do PL nº 2.564/20 na carreira dos profissionais de enfermagem de Ipatinga, que trata da instituição do piso salarial nacional de enfermeiros.

A audiência será híbrida. Contará com convidados presenciais e também virtuais, como representantes estaduais e municipais do Coren (Conselho Regional de Enfermagem), além de vereadores e profissionais de enfermagem.

Para a autora da audiência, o debate sobre o tema se faz importante pois o PL 2564 está em apreciação no Senado Federal, sendo necessária a análise de seu impacto na carreira dos profissionais no município.

“Precisamos entender os números no município e defender a correta valorização da categoria. Sabemos que são fundamentais na valorização da vida, então, mais que chamar de herói, é preciso valorizar as categorias tão necessárias à nossa saúde”, disse a parlamentar.

Segundo Queila Fonseca Pessoa, conselheira efetiva do Coren, a profissão de enfermagem não possui piso salarial no país e, exatamente por esse motivo, representantes da categoria e do Conselho Regional de Enfermagem (Coren) do Vale do Aço se reuniram, nessa segunda feira (16/08), com outros representantes de todo o Brasil, no Distrito Federal, para participarem da 2ª Marcha da Enfermagem, com o intuito de cobrar do poder público que votem a favor do projeto.

O projeto, que foi protocolado em maio do ano passado e está no Senado Federal,  fixa piso salarial de R$ 7.315 para profissionais de enfermagem e define carga horária máxima de 30 horas semanais. O projeto também estabelece que técnicos de enfermagem devem receber R$ 5.120, o que corresponde a 70% do piso. E auxiliares de enfermagem e parteiras ficam com metade do valor, ou R$ 3.657.

A Audiência será presidida pela vereadora Professora Mariene, autora originária do requerimento de sua realização, que foi assinado, também, pelos demais vereadores sensíveis à causa.

Assista ao vivo via YouTube e Facebook da Câmara Municipal de Ipatinga.

Foto de destaque/ FGV