PL em tramitação prevê dia especial para integração dos Pets

Publicada em 02/07/2021 17:05

PL em tramitação prevê dia especial para integração dos Pets

Objetivo é criar uma data específica para promoção e estímulo da participação das famílias, com seus animais de estimação, em um evento que visa ampliar o processo de conscientização contra o abandono e maus-tratos, além de estimular o estreitamento dos laços afetivos entre humanos e animais

Encontra-se em tramitação na Câmara Municipal de Ipatinga o Projeto de Lei nº 125/2021, que inclui no calendário oficial do município o Dia da Parada do Animal de Estimação – Parada Pet, a ser realizado anualmente em 1º de dezembro.

O proposta é de autoria do vereador Fernando Ratzke (Cidadania), parlamentar defensor da causa animal e ambiental.

O evento Parada Pet tem por objetivo criar uma data específica para promoção e estímulo da participação das famílias, com seus animais de estimação, em um evento que visa ampliar o processo de conscientização contra o abandono e maus-tratos, além de estimular o estreitamento dos laços afetivos entre humanos e animais.

“Comprovadamente, os animais de estimação trazem inegáveis benefícios emocionais aos seus tutores, proprietários e às crianças de um modo especial. De acordo com recente pesquisa feita pela Clínica Médico-Psiquiátrica da Ordem Porto (Portugal), a adoção de um pet pode aliviar os sintomas da depressão em humanos em apenas 12 semanas, especialmente para aquelas pessoas que não respondem ao tratamento com terapia e antidepressivos. Portanto, embora preliminarmente possa ser visto como um projeto com foco apenas nos pets, ele visa também o bem-estar e a saúde das pessoas”, destaca o autor da proposição.

Ainda segundo Fernando Ratzke, de acordo com o IBGE, os animais de estimação estão presentes hoje em quase 140 milhões de lares brasileiros, e em muitos deles já se tornaram verdadeiros membros da família. “Certamente o evento, caso o PL seja aprovado na Câmara, como espero, reunirá diversos proprietários, voluntários, monitores e passeadores, que levarão os animais para caminhar, se exercitar na guia e interagir com os demais participantes num dia de passeio, diversão e confraternização."

“O Dia da Parada Pet que pretendemos para Ipatinga será a oportunidade para uma série de atividades bem interessantes. Entre as ações, poderemos programar caminhada pet, feira de adoção, apresentação de cães adestrados, arrecadação de ração com distribuição de brindes e sorteios diversos. Há ainda a possibilidade da realização do concurso pet, com o desfile dos animais com os seus donos. Temos também a intenção de mobilizarmos, com o apoio da administração municipal, a Vigilância Sanitária para a aplicação de vacinas contra raiva e orientação dos participantes com dicas para a saúde dos animais”, enfatiza Ratzke.

Imagem em destaque: Parada Pet em Curitiba-PR