Crimes violentos caem 12% em Ipatinga ano passado em relação a 2018

Publicada em 27/02/2020 17:25

Crimes violentos caem 12% em Ipatinga ano passado em relação a 2018

Informação foi dada pelo comandante do 14º BPM em prestação de contas na Câmara Municipal de Ipatinga

O comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Lemos Dias, apresentou na tarde desta quinta-feira (27), aos vereadores da instituição, os dados dos trabalhos prestados pelo Batalhão desde o ano de 2002.

Segundo explicou, Ipatinga é dividida em dez setores, e todos eles são responsáveis pelo mapeamento de roubos, furtos, homicídios, entre outros crimes. “É o resultado deste trabalho que nos permite mapear como está a cidade e, a partir daí, obtermos um perfil que nos possibilita saber como e onde agir.  O resultado deste trabalho elaborado tem sido a redução da criminalidade em Ipatinga, em níveis extraordinários”, disse o comandante.

Segundo ele, existe uma redução de 12% de crimes violentos, e há 5 anos que a criminalidade diminui ininterruptamente no município. “O pico de homicídios foi no ano de 2013 com 153 homicídios, mas, com muito trabalho, em 2018,  esse número caiu para 77”, disse o tenente coronel. Já quanto aos roubos, os números caíram 11%.

Ele explicou que um grupo de trabalho integrado entre as polícias civil e militar e o Ministério Público tem sido fundamental para obtenção de números que colocam Ipatinga em lugar de destaque quando o assunto é qualidade de vida.

“Já figuramos em estado de bem-estar social. Isso quer dizer que a cada cem mil habitantes temos registrado até, no máximo, dez homicídios. E em Ipatinga este número só diminui graças ao trabalho incansável do grupo de trabalho integrado”, disse.

Segundo o mestre Antonio Gasparetto Junior, o estado de bem-estar social é um modo de organização no qual o Estado se encarrega da promoção social e da economia.

Em sua fala, o presidente da Casa, vereador Jadson Heleno, se colocou à disposição e disse que é de interesse do Legislativo somar na promoção de políticas públicas que promovam a paz. Ele destacou também os convênios feitos com o Batalhão por meio de devolução de recursos ao Executivo, como foi feito ano passado.

Além do vereador Jadson Heleno, estiveram presentes os vereadores (as) Lene Texeira, Rominalda Fátima, Cassinha Carvalho, Adiel Oliveira, Chiquinho do Bom Jardim, Gustavo Nunes, Tunico, Fábio Pereira Fabinho e alguns assessores representando vereadores que não puderam comparecer à prestação de contas.