Alunos da Escola Estadual Sônia Maria são os vencedores da 1ª Gincana do Saber

Publicada em 06/12/2019 18:36

Alunos da Escola Estadual Sônia Maria são os vencedores da 1ª Gincana do Saber

Oito escolas participaram do evento; além da premiação aos vencedores, estudantes receberam os livros Constituição em Miúdos

Os vencedores da 1ª Gincana do Saber realizada na Câmara de Ipatinga, pela Escola do Legislativo, foram os alunos da Escola Estadual Sônia Maria, que teve seu trio de aluno campeão tanto no 5º como no 9º ano. A equipe vencedora concorreu com mais sete equipes e venceram o jogo de perguntas e respostas sobre a Constituição Federal.

Alunos das oito escolas concorrentes receberam da Câmara os Livros Constituição em Miúdos I e Constituição em Miúdos II, da Educadora Madu Macedo. Coordenado pela Escola do Legislativo da Câmara de Ipatinga, um cronograma de trabalho foi estabelecido desde a entrega dos livros a todos os estudantes envolvidos até a compra da premiação.  Tudo foi pensado de modo a incentivar os estudantes.

O diretor da Escola, Amaury Gonçalves, explica que este ano o projeto foi apenas um piloto. “Nossa meta é atingir todas as escolas do município e proporcionar o Estudo da Constituição a um número maior de crianças, porque acreditamos que somente por meio da educação cidadã haverá maior participação dos jovens na política, cobrando seus direitos, mas também mais cientes de seus deveres”, disse ele.

Já o presidente da Câmara, vereador Jadson Heleno, comemorou o resultado da Gincana.

“A Câmara planta cidadania no coração destas crianças. Levar jovens a estudar nossa Carta Magna, de forma tão didática, divertida e competitiva, é muito compensador, porque estamos investindo na formação de cidadãos mais conscientes de seus deveres e direitos”.

O estudante campeão Kaique Samuel disse que estudou muito e que “deu o seu melhor para ser campeão, pois tinha prometido o prêmio a meu pai e sabia que eu levaria este presente para ele”, comemorou ele, que levou um celular de presente.

Já uma das professoras da Escola Estadual Sônia Maria disse se sentir imensamente feliz e contou como foi a dinâmica para se chegar ao trio competidor.

“Fizemos várias gincanas internas, e os alunos que foram campeões na Escola, foram os escolhidos para vir representar a escola na Câmara e estamos muitos felizes porque sabemos que estas crianças estudaram muito”, disse Wanderleia Dias Aguiar Araújo.

Já as professoras Andreia Bragança e Angélica Campideli relataram que o Projeto da Constituição em Miúdos veio agregar valor a trabalhos já feitos internamente em sua escola. “Quando a Secretaria Regional de Ensino nos indicou para participar do projeto, abraçamos com muito carinho e aproveitamos para explicar assuntos mais abrangentes e muito importantes contidos na Constituição Federal. Estudamos temas como os direitos humanos e os estatutos da Criança e Adolescente”, disseram elas.

Foto destaque: Alunos do 5º ano da Escola Estadual Sônia Maria

Veja como foi a Gincana do Saber: