Bilhetagem Eletrônica: projeto é esperado para prováveis emendas

Publicada em 10/02/2006 17:51

O presidente da Comissão de transportes, vereador Nardyello Rocha(PMDB), informou  que os vereadores estão esperando que o projeto de implantação eletrônica nos transportes coletivos do município, está sendo esperando para provavelmente, ser emendado.

Muitas preocupações me relação ao tema foram expostas por cobradores e famílias que vivem da compra e venda de passes, na audiência pública realizada, na última segunda-feira, 6, na Câmara. Na ocasião, o secretário municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Gustavo de Paula Souza, afirmou que o projeto foi elaborado respeitando a lei municipal que garante o emprego dos trocadores.

De acordo com o diretor executivo da empresa que detém a concessaõd e ônibus no município, Geraldo Honório, o novo sistema, ao contrário do que se imagina, não causará o desemprego dos trocadores. Segundo ele, a modernidade do transporte coletivo implicará em uma maior demanda da população e isso faz com que haja uma necessidade de novas contratações.

Outra questão ressaltada na audiência foi a da violência. Segundo Geraldo Honório, com a implantação da bilhetagem o número de assaltos tende a diminuir já que o volume em dinheiro transportado pelos ônibus será menor. Em caso de roubo do cartão eletrônico, o mesmo poderá ser bloqueado, o que faz com que o atrativo dos assaltantes pelos vale-transportes diminua.

Fim do Mercado Informal

Com a implantação da bilhetagem eletrônica, muitos trabalhadores informais correm o risco de ficar sem o seu meio de sobrevivência.