Edificações no Cariru, Castelo e Das águas continuam proibidas

Publicada em 19/12/2005 16:33

Edificações no Cariru, Castelo e Das águas continuam proibidas

O projeto de lei 45/2005, de autoria do vereador Adelson Fernandes(PMDB), que revogava a lei 2035/03, que limita as construções com mais de dois pavimentos nos bairros Cariru, Castelo e Das Águas foi arquivado pelo autor. O projeto, que não chegou a ir a votação porque estava em diligência (estudo) na comissão de urbanismo, transportes e trânsito da Câmara desde 18 de agosto, saiu de estudo hoje.

"Resolvemos retirar este projeto de diligência porque, durante este período, solicitamos que um estudo de impacto de vizinhança seja feito pelos construtores e também porque temos consciência que devemos respeitar os limites de construções de uma maneira geral em todos os bairros e, para isto, sabemos que o plano diretor do município está sendo preparado e deverá ser entregue a população antes mesmo do prazo", explica Nardyello.

O vereador explicou que, as partes envolvidas se dispuseram a estudar o impacto, junto aos órgãos competentes.

Agora, com a retirada do projeto, caíram também os substitutivos a este projeto e, as edificações que já iniciaram, de responsabilidade da construtora Lage Guerra, estão paradas.  "Ipatinga  é uma cidade sem leis que ordenem a construção civil e as poucas que existem, são velhas e não podem ser levadas em conta porque não retratam mais a construção atualmente", explica André Tenuta, membro da diretoria da Ong Instituto das Cidades e representante da Associação de moradores do Bairro Cariru.

Já o construtor das 3 edificações que se encontram paradas, Cléber Lage Guerra, informa que vem sofrendo muitos prejuízos e espera que este assunto possa ser resolvido logo porque "apenas com a compra dos terrenos foram gastos R$ 320 mil, além do pagamento dos projetos, do início das obras, e enfim, da falta de respostas para este processo de embargo que estamos vivendo", finaliza ele.

Os vereadores agora esperam que o plano diretor do município seja enviado à Câmara pela Prefeitura o mais rápido possível, para que a cidade como um todo, tenha sua construção civil disciplinada.