Terceirização da merenda: comissão libera projeto para votação

Publicada em 18/11/2005 15:49

Terceirização da merenda: comissão libera projeto para votação

Após chegar de uma diligência realizada da cidade de São Jose dos Pinhais e em Curitiba, ambas no Paraná, o presidente da Comissão de Educação, Esportes e Lazer, vereador Nardyello Rocha (PMDB), fechou a diligência aberta ao projeto 55/2005, de autoria do Executivo e garante crédito suplementar no valor de R$ 304 mil reais para terceirização da merenda escolar nas escolas municipais e creches.

Segundo o vereador, a diligência aconteceu em cumprimento a última etapa do acordo firmado entre base governista e o oposição, além do conselho municipal de merenda escolar para votação da matéria.

Esta proposta de terceirização foi apresentada detalhadamente na Câmara, na sexta-feira, 11, pela Secretaria Municipal de Educação aos vereadores. O projeto havia sido vistado e sobrestado pelo líder de governo.

Durante esta semana, o presidente da comissão de educação, acompanhado da vereadora Rosângela Reis (PV), que também é membro da comissão, e a senhora Margareth Tavares Meneses, coordenadora da secção de alimentação escolar(SAE) o sistema de merenda escolar do município, da nutricionista Janaína Contijo, da secção de alimentação alimentar, da senhora Maria Célia, representante do Sindicato único dos trabalhadores em Educação(SINDUTI) , junto ao conselho municipal de merenda escolar e do senhor Edson Badum, representante dos pais de alunos no conselho municipal de merenda.

Segundo o presidente da Comissão, a visita foi altamente produtiva, em São José dos Pinhais, a Empresa Responsável, a ANCOR, da cidade paulista de Sorocaba. Já em Curitiba, a responsável é a empresa Risotolândia, do próprio Paraná. Além das visitas às cozinhas e looks das referidas empresas, foi conhecido também  todo o processo de seleção de alimentos, confecção de cardápios, e distribuição de merenda, principalmente as creches, em que todo o preparo de alimentação é feito no próprio local, acompanhado, inclusive, de prescrições médicas, como tipo de leite por criança e outros detalhes mais.

Parte Técnica - Outra aspecto discutido pela comissão foi a forma técnica de administração e fiscalização, licitação e controle a ser feito junto a empresa que vier a vencer o processo licitatório.  Para tal, foi feito uma conferência junto ao órgão responsável, por toda a fiscalização e administração do sistema na cidade modelo de Curitiba.
Segundo Sirlei Andrada, nutricionista chefe responsável pela merenda curitibana, a mesma desempenha tal função,  desde da terceirização acontecida há treze anos atrás.

O paralelo feito pela mesma, fez a Comissão de Educação concluir que a terceirização jamais força o compromisso da administração com a qualidade da merenda escolar.