Nardyello intermediará à criação de casa de apoio a pacientes com câncer

Publicada em 25/07/2005 14:46

Nardyello intermediará à criação de casa de apoio a pacientes com câncer

O vereador Nardyello Rocha (PL) se reuniu hoje,22, com representantes do grupo Se Toque para discutir sobre Projeto de Implementação e Implantação da Casa de apoio ao paciente em tratamento com câncer. O grupo alugou uma casa no bairro Ferroviários, próximo ao Centro de Oncologia e Radioisótopos LTDA, COR, e busca apoio do Executivo e Legislativo para traçar um plano de sustentação da casa.

O câncer é uma doença que fragiliza o organismo e a estrutura familiar, a fim de melhorar a qualidade de vida dos pacientes em tratamento. O Grupo Se Toque, médicos e voluntários, em parceria com o COR, propõem a criação de um espaço único na região, a Casa de Apoio. "A casa atenderá aos usuários do COR, SUS de Ipatinga e outros municípios, que após se submeterem a seções de quimioterapia, radioterapia, experimentam reações dolorosas e intensas, necessitando de um lugar adequado para recuperação pós-tratamento", declara Gioconda Thomaz, responsável pela elaboração do programa.

Segundo dados do COR, são atendidos pelo SUS, em média 80 radioterapias, 480 quimioterapias e 97 medicina nuclear por mês. Estes pacientes, em geral, são de baixa renda, sendo grande parte de outros municípios. A casa então acolheria estes pacientes e atenderia outros tipos de necessidade como, fisioterapia, refeições diárias com acompanhado de uma nutricionista, e outros. Tendo um atendimento diário de, no mínimo, 30 pessoas.

Vagner José Rodrigues, administrador do COR, explica que a Casa é de total necessidade, "Vários pacientes, após o tratamento, saem do COR em péssimas condições físicas, uma vez que o tratamento debilita o indivíduo. Muitas vezes estes se vêem obrigados a aguardar desconfortavelmente até que tenham condições de transporte. Além do desconforto e do mal estar próprio dos medicamentos, o indivíduo, fragilizado pelas conseqüências fica exposto a condições inadequadas.", explica o administrador.

Nardyello, que é líder de governo, agendou com o grupo uma reunião para o dia 8 de Agosto, onde estarão presentes o secretário de Saúde Renato Fraga, o secretário de Ação Social José Osmir, o diretor executivo da AMVA Frederico Pinheiro, o secretário de governo Paulo Sérgio Julião, e o prefeito de Ipatinga Sebastião Quintão. Na reunião será acertado o apoio que o poder público prestará a Casa de Apoio, como alimentação, parceria, e verbas necessárias. O vereador garante ainda que o legislativo dará total apoio a implantação da Casa, tendo em vista o grande alcance social, e o número significativo de pacientes beneficiados.