Vereadores propuseram comissão para acompanhar plano de carreiras

Publicada em 20/04/2007 17:53

Câmara debateu plano de carreira dos servidores do município

Vereadores e servidores municipais, juntamente com representantes do Sindicato Unico dos Trabalhadores em Educação SIND-UTE e Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Ipatinga (SINT-SERPI) se reuniram no plenário da Câmara, na última quinta-feira, 19, para debaterem sobre o plano de carreiras dos funcionários públicos do município.

A audiência publica foi requerida pelos vereadores Altair Vilar e Agnaldo Bicalho, ambos do PT, com o objetivo de discutir um plano de carreira que atenda aos anseios dos empregados da PMI. De acordo com Agnaldo Bicalho, já existe um plano de carreira, mas o sindicato deseja modificá-lo, propondo melhorias: no piso salarial, nas gratificações, nos adicionais por tempo de serviço e promoções.

O plano de carreira é um importante instrumento para o servidor municipal, pois é ele que garante a qualificação e a valorização do trabalho. Além de indicar as oportunidades de crescimento e progresso. No plano está previsto a divisão de cargos, a carga horária de trabalho e a descrição de cada responsabilidade e esforços impostos ao ocupante.

A diretora do departamento jurídico do SIND-UTE Estadual, Marilda Abreu, apresentou uma pesquisa que comparou o piso salarial dos servidores municipais da cidade com os de Betim, Contagem e Divinópolis. A pesquisa apontou que Ipatinga possui uma defasagem salarial com relação às outras cidades. Apenas para as funções de Clínico Geral e Topógrafo em Ipatinga possuírem um piso salarial maior.

O encaminhamento proposto na audiência é que seja enviada ao Executivo carta, propondo que seja criada um comissão paritária, composta por representantes dos sindicatos, governo e funcionários, para que o plano de carreira seja discutido.

Estiveram presentes ao evento, a vereadora Lene Teixeira (PT), o promotor de Justiça Fábio Finotti, o presidente da Central