Câmara estuda Câmara Mirim e pretende implantar o projeto em breve

Publicada em 02/04/2007 16:58

Comitiva da Câmara Municipal de Ipatinga com presidente da Câmara de Blumenau, José Luiz Gaspar e a Coordenadora da Legistivo Mirim, Liete Broering

A superintendente geral da Câmara, Tânia Siman Bastos, a gerente do Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) Leida Suda Almeida e a coordenadora do CAC, Elza Vieira visitaram nos dias 27 e 28/03, o poder legislativo das cidades de Blumenau e Joinville, em Santa Catarina.

O principal objetivo da visita técnica foi conhecer o programa Câmara Mirim, existente na cidade de Joinville e o programa Vereador Mirim implantado em Blumenau. Os dois projetos que são referências nacionais, buscam contribuir para a formação de cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres, além de integrar alunos das escolas públicas com o poder legislativo.

Nesses programas, alunos do ensino fundamental de escolas públicas, são escolhidos e eleitos como vereadores mirins, realizando reuniões onde defendem opiniões, fazem discursos e levantam questões de interesse social, que podem até virar projetos de lei.

De acordo com a Tânia Siman, essa integração permite uma compreensão maior do papel do Legislativo.