5 ª REUNIÃO ORDINÁRIA - CÂMARA MIRIM

5 ª REUNIÃO  ORDINÁRIA - CÂMARA MIRIM 13/11/2023 14:00
PLENARIO CÂMARA

Vereadores mirins de Ipatinga instituem Dia Oficial do Cinema e Teatro nas escolas

Iniciativa visa promover acesso à cultura e incentivar apreciação das artes entre os estudantes

Os vereadores mirins de Ipatinga aprovaram, na última reunião ocorrida na terça-feira (14), a primeira lei desta atual legislatura. A legislação, pioneira nesta gestão, estabelece o “Dia Oficial do Teatro e Cinema nas Escolas”, a ser celebrado anualmente em 12 de agosto, coincidindo com o Dia Nacional das Artes.

A lei, proposta pela presidente da Câmara Mirim, Luíza Almeida Silva Soares, visa a enriquecer a experiência educacional dos estudantes de Ipatinga, oferecendo-lhes uma oportunidade exclusiva para se envolverem com as artes cênicas e cinematográficas. Luíza ressalta a importância deste dia especial, enfatizando que ele “aproximará e favorecerá o acesso de todos à cultura”, proporcionando aos estudantes um contato direto com estas formas de arte.

Além disso, a presidente da Câmara Mirim destaca o potencial emocional e reflexivo do cinema e do teatro. Ao abordarem questões sociais relevantes, esses meios se tornam ferramentas poderosas no processo de ensino e aprendizagem, especialmente para crianças e adolescentes. Esta abordagem alinha-se com o objetivo de utilizar a arte como um veículo para a educação e a formação cidadã.

Durante a mesma sessão, os vereadores mirins apresentaram também nove indicações, incluindo a implementação de um ensino em tempo integral no município, a criação de um grêmio estudantil para auxiliar na administração escolar, o desenvolvimento de um Programa de Bibliotecas Móveis Comunitárias, e a sugestão de uma entrada separada para veículos e pedestres na Escola Municipal João Reis de Souza, entre outras propostas.

Segundo o presidente da Escola do Legislativo, vereador Avelino Cruz, essas ações refletem a proatividade e a dedicação dos jovens legisladores de Ipatinga na busca por melhorias na educação e na cultura local. “A instituição do ‘Dia Oficial do Teatro e Cinema nas Escolas’ é um passo significativo para promover o acesso à cultura e incentivar a apreciação das artes entre os estudantes, fortalecendo assim a formação cultural e educacional da juventude da cidade”, disse ele.