ELIMINATÓRIAS III GINCANA DO SABER

ELIMINATÓRIAS III GINCANA DO SABER 17/11/2023 07:00
PLENARIO CÂMARA

12 escolas de Ipatinga disputam final da Gincana do Saber

Vencedores só serão conhecidos após a 2ª etapa, no dia 1º de dezembro; disputa promete alto nível de conhecimento

As 12 escolas classificadas para a final da Gincana do Saber 2023 já estão definidas. Oito escolas municipais e oito estaduais competirão, no dia 1º de dezembro, pelos três primeiros lugares. A disputa tem como objetivo incentivar o ensino da Constituição Federal aos alunos do município.

A Gincana do Saber é uma iniciativa da Escola do Legislativo de Ipatinga (ELI), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Gerência Regional de Educação. A competição é realizada desde 2019 e já se consolidou como um importante projeto da educação cidadã em Ipatinga.

Marli Teixeira de Andrade e Franco, diretora da Escola do Legislativo de Ipatinga (ELI), destaca a importância do evento. “A Gincana, que já é realizada em várias cidades brasileiras, foca no ensino da Constituição e de leis importantes como a Maria da Penha e o Estatuto da Igualdade Racial dentro das escolas,” explica ela.

O presidente da ELI, vereador Avelino Cruz, reforça que a expectativa dos estudantes é alta, devido ao reconhecimento nacional do projeto. Avelino salienta o papel fundamental da Secretaria Municipal de Educação e da Gerência Regional de Educação na realização do evento. “Por meio do ensino para alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental I, plantamos a semente da cidadania e aprofundamos o conhecimento das leis brasileiras. Não temos dúvidas que estamos contribuindo para que estes estudantes se tornem adultos melhores”, disse Avelino.

Madu Macedo, autora dos livros "Constituição em Miúdos I e II", além de outras obras voltadas para o público infantojuvenil, expressou seu orgulho ao ver sua obra como base para a competição. “Me sinto honrada em ver estudantes tão preparados disputando com base nos livros que escrevi,” disse Madu.

Classificação

Foram classificados para a final os alunos do 5º ano das Escolas Municipais Deolinda Tavares, Padre Bertolo, Evaldo Fontes, e Márcio Andrade Guerra, ocupando os primeiros quatro lugares respectivamente. No 9º ano, os representantes municipais são das escolas Padre Bertolo, Everson Magalhães, Carlos Drumond de Andrade, e Zélia Duarte Passos.

Entre as escolas estaduais, destacaram-se os alunos do 5º ano da escola Estadual Dom Helvécio, Almirante Toyoda, João Walmick e Manoela Soares Bicalho. Já no 9º ano, houve empate em primeiro lugar entre as escolas estaduais Almirante Toyoda e Sônia Maria Silva Gomes, com as Escolas Estaduais João Walmick e Manoel Soares, também empatadas com um índice de 90% de acertos.

As estudantes Isabelle Alves Oliveira e Anna Clara de Oliveira Neves, que compõem a dupla do 9º ano da Escola Sônia Maria Silva Gomes, estão confiantes para a final da Gincana do Saber. As duas acertaram 100% das perguntas da primeira etapa e estão preparadas para a segunda.

“Amo tudo que envolve política e sempre me dedicarei. Estudamos muito para a 1ª etapa e vamos estudar ainda mais para a segunda”, disse Isabelle, que também é vereadora mirim. “Estamos muito animadas para a final. Vamos dar o nosso melhor para representar a nossa escola”, completou Anna Clara.