FINAL - III GINCANA DO SABER

FINAL - III GINCANA DO SABER 01/12/2023 14:00
PLENARIO CÂMARA

Escolas Almirante Toyoda e Sônia Maria Silva Gomes são as vencedoras da 3ª gincana do Saber

Escola Estadual Sônia Maria Silva Gomes se consagra como tricampeã do 9º ano e a Escola Estadual Almirante Toyoda Campeã do 5º ano

Na 3ª edição da Gincana do Saber, ocorrida nesta sexta-feira (1/12), os alunos de duas escolas estaduais Almirante Toyoda e Sônia Maria Silva Gomes foram os vencedores do concurso que tem como objetivo o ensino da Constituição Federal e outras leis. No total, foram 12 escolas finalistas que disputaram o grande título que tem dois grupos de vencedores, os alunos do 5º ano e os do 9º ano do ensino fundamental.  A novidade é que este ano alunos que ficaram em 2º e 3º  lugares também foram premiados

“A Gincana do Saber é um dos projetos da Escola do Legislativo de Ipatinga (ELI) João Camilo de Oliveira Torres que já está consagrado como um programa campeão. É um trabalho de formiguinha que começa com a entrega dos Livros Constituição em Miudos I e II, da educadora Madu Macedo”, disse a coordenadora da Escola, Marli Andrade.

Madu, por sua vez, participou da Gincana de forma virtual e reiterou que é a primeira Câmara do país que já cobra nas perguntas outros livros além da Constituição Federal. “O legislativo de Ipatinga é o primeiro a utilizar a Lei Maria da Penha e o Estatuto da Criança e Adolescente em Miúdos. Não tenho como expressar meu orgulho e a minha gratidão em ver alunos tão empenhados e afiados em estudar e responder conteúdos até então, de difícil entendimento para a maioria das pessoas”, elogiou Madu.

O presidente da Escola, vereador Avelino Cruz reiterou que a Gincana é o final do processo valoroso “que começa no estudo e envolvimento dos estudantes em um ganho de conhecimento que não tem como ser medido, pois a sociedade recebe crianças e jovens mais preparados para o exercício da cidadania”, disse Avelino.

Foram vencedores do 5º ano os alunos Elisa Mariana e Samuel Rosa da Escola Estadual Almirante Toyoda e do 9º ano Anna Clara e Isabelle Alves da Escola Estadual Sônia Maria Silva Gomes. Em suas falas, os estudantes comemoraram a vitória e disseram que se prepararam muito.

Mais - Os temas da Gincana são estudados por meio das obras da educadora e autora Madu Macedo, que escreveu o Livro Constituição em Miúdos I e II, o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Lei Maria da Penha, entre outros. Ela cedeu o direito das obras ao Senado Federal, que as publicou e podem ser adquiridas na Biblioteca do Senado ou eletronicamente pelo portal do Senado Federal.

O presidente da Câmara de Ipatinga Ley do Trânsito agradeceu a todos os participantes envolvidos, aos professores, estudantes, e servidores da Casa Legislativa que se dedicaram para a grande jornada do saber. “O projeto é um grande testemunho de comprometimento do aprendizado e o maior ganho de todos é o aprendizado contínuo. Estou muito orgulhoso e vamos continuar trabalhando para fazer um evento cada vez maior”, disse Ley.

Angélica de Castro Campideli, professora tricampeã da Escola Estadual Sônia Maria Silva Gomes, comentou que “esta vitória significa muito para a nossa escola, e para nossos alunos, pois influencia na auto estima dos estudantes e do corpo docente. E que venha 2024, porque não vamos soltar este título fácil, vamos começar a estudar já no início do ano”, disse Angelica