Extensão universitária do Unileste realiza formação para servidores da Câmara Municipal de Ipatinga

Publicada em 27/09/2019 17:36

Extensão universitária do Unileste realiza  formação para servidores da Câmara Municipal de Ipatinga

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Ipatinga realiza nos próximos dias 30 de setembro e 4 de outubro capacitação em segurança no trabalho, que será realizada pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), por meio do Centro Regional de Referência e Atenção à Saúde do Trabalhador de Ipatinga (Cerest– Ipatinga).

Esta capacitação é um dos serviços promovidos pelos projetos de extensão de educação do Unileste. As abordagens incluem reflexões sobre os ambientes e processos de trabalho visando à adoção de metodologias que influenciam positivamente para a saúde do trabalhador e qualidade de vida.

Ministrado pela engenheira em segurança Marluce Teixeira Andrade Queiroz, professora Doutora em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos hídricos, e pelo professor Cristian de Souza Freitas, ela destaca que a motivação para a realização dessas atividades se relaciona com as oportunidades de contribuição para a mitigação dos transtornos socioambientais discutindo a segurança dos colaboradores e motivando-os para o comportamento seguro.

“A exposição dialogada pretende expor a problemática dos acidentes típicos e aqueles associados ao deslocamento urbano, possibilitando a construção de conhecimentos, habilidades cognitivas e socioemocionais fundamentais no contexto da formação continuada do indivíduo em seu espaço laboral”, comenta.

Já o professor Cristian de Souza Freitas, mestre em meio ambiente e sustentabilidade, relata que serão apresentados conceitos importantes pertinentes à prevenção do risco ergonômico e manutenção da saúde e qualidade de vida. “Dentre as práticas que serão realizadas, destaca-se o desenvolvimento da ginástica laboral. Trata-se de ação importante para evitar o adoecimento, sendo importante a realização desse procedimento durante o expediente de trabalho”, disse Cristian, que também é especializado em ergonomia aplicada ao trabalho.

Ele explicou que o curso ensinará intervenções entre 10 e 15 minutos, baseadas em técnicas de alongamento, respiração, percepção corporal, reeducação postural e compensação dos músculos. "Existem diversos benefícios, com destaque para melhora do sistema cardíaco, respiratório e esquelético; aumento da consciência corporal, prevenção de doenças ocupacionais; minimiza a fadiga, o esgotamento e a monotonia", pontua o professor.

A coordenadora de estudos e projetos da escola do legislativo da Câmara Municipal de Ipatinga, servidora Marli Teixeira de Andrade, comenta a importância dessas atividades para as organizações, contribuindo para alinhar gestores e servidores aos procedimentos institucionais no serviço público.

“É necessário fazer com que o ambiente de trabalho seja um local amigável e propício para a realização das tarefas com excelência", disse Marli.

Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Jadson Heleno Moreira, parcerias como esta com o Unileste e Cerest/Ipatinga "é um auxílio importante nesse processo de valorização do servidor e evidencia a sensibilidade das instituições em contribuir para que os colaboradores sejam capacitados e estimulados para adoção de novos hábitos”, disse.