Início do conteúdo

Projeto institui a Semana Municipal de Prevenção e Conscientização à Depressão Infantojuvenil


Publicada em 17/09/2019 15:03

Projeto institui a Semana Municipal de Prevenção e Conscientização à Depressão Infantojuvenil

Projeto de lei recentemente protocolado na Casa pretende levar à população conhecimento sobre a doença

 

Foi protocolado nesta semana na Câmara Municipal de Ipatinga projeto de lei (nº115/19) que institui a Semana Municipal de Prevenção e Conscientização à Depressão Infantojuvenil. A última semana de outubro de cada ano foi escolhida para a realização de uma série de eventos relacionados ao tema.

A proposta pretende levar ao conhecimento da população informações relacionadas ao assunto e orientar a respeito do diagnóstico e do adequado tratamento para cada caso.

Os eventos seriam promovidos dentro de escolas públicas e privadas, com apoio de órgãos públicos municipais.  

“A depressão é uma doença grave, interferindo no dia a dia das pessoas e comprometendo a qualidade de vida. E, entre jovens, um em cada cinco sofre de algum sinal de depressão”, explica o vereador João Francisco Bastos (Chiquinho Bom Jardim), autor do projeto de lei.

A infância e adolescência é uma faixa etária marcada por oscilações de humor, rebeldia e, até mesmo, mudança de atitude. No entanto, alterações significativas que comecem a acarretar prejuízos na rotina devem ser valorizadas e analisadas por especialistas.

A falta de apoio pode inclusive levar alguns jovens a pensar em suicídio. No dia 10 de setembro, a Câmara Municipal de Ipatinga promoveu palestra sobre prevenção ao suicídio, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização e Prevenção ao Suicídio.

O palestrante e psicólogo David Romero explicou que é preciso quebrar o tabu social em relação ao assunto. Conversar abertamente sobre o tema, segundo David, com informação adequada, responsável, é o caminho para enfrentar a doença.

Segundo o vereador Chiquinho, o projeto de lei pretende ir exatamente nesse objetivo, falar responsavelmente sobre o tema dentro das escolas, por meio de palestras, seminários e atividade lúdicas.

“As escolas de ensino público e privado poderão celebrar parcerias com Unidades Básicas de Saúde, hospitais, entidades municipais e órgãos da administração pública municipal para o auxílio na promoção desse trabalho”, afirma o parlamentar.

A proposta será encaminhada às Comissões Permanecentes da Câmara para o recebimento de parecer de legalidade. Se for aprovada, a matéria será enviada para votação pelo Plenário.  

 

Foto deataque: Tribuna Independente

 

Início do rodapé