Início do conteúdo

Em Brasília, parlamentar busca melhorias para o CSE 


Publicada em 04/06/2019 15:36

Em Brasília, parlamentar busca melhorias para o CSE 

Discussão sobre aumento do número de voos ao aeroporto da região também esteve na pauta  

 

O vereador Gustavo Nunes esteve em Brasília, semana passada, em reunião com os ministros Marcelo Álvaro Antonio (Turismo) e Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos). 

No encontro com a ministra Damares Alves, o vereador foi debater sobre o crescente número de moradores de rua no município e mais especificamente sobre a urgente necessidade de investimentos no Centro Socioeducativo de Ipatinga (CSE), que está com problemas estruturais e com uma área isolada por risco de desabamento de uma laje.

O estabelecimento, situado no centro do município, recolhe jovens menores de 18 anos autores de delitos graves.

“Lá está com mais adolescentes internos que a capacidade suporta, e uma parte da área, que já não é adequada, está com risco de desabamento. Então, fomos pleitear melhoras urgentes no CSE com a ministra, que também responde pela pasta de direitos humanos”, explicou. 

Com o ministro do Turismo, o parlamentar dialogou sobre articulação ministerial em prol de novas empresas que podem explorar os voos comerciais de Ipatinga para vários outros destinos do país.

“Atualmente, apenas uma companhia aérea opera na região, e não existe livre concorrência. Assim, o preço médio das passagens é muito alto, embora seja grande a procura. Fui solicitar ao ministro Álvaro que Ipatinga e região recebam investimentos que fomentem o turismo e, neste aspecto, ao desenvolvimento da aviação é fundamental, com novas ofertas de voos e de companhias aéreas, que é fundamental”, explicou Gustavo Nunes.

O parlamentar explicou que o ministro esclareceu a recente aprovação no Congresso Nacional da medida provisória que autoriza participação de 100% de capital estrangeiro em companhias aéreas brasileiras, o que pode beneficiar o Vale do Aço com o aumento da concorrência. 


O vereador em encontro com o ministro do Turismo, em Brasília 

 

Trata-se de uma regra que determina que, caso haja investimento estrangeiro na aviação, 5% deste valor devem ser ofertados para voos de curtos trajetos em aeroportos regionais, a exemplo de Ipatinga. 

“Dessa forma, o ministro se mostrou atento ao nosso pedido e pode incluir no hall dos investimentos de passagens low cost (de baixo custo) à região do Vale do Aço, o que favorecerá e muito Ipatinga”, explicou Gustavo Nunes. 

Em sua última agenda, Gustavo protocolou pedido de emendas parlamentares e reuniu-se com os deputados Euclides Petersen e Enéas Reis, que já liberaram valores para compra de insumos e medicamentos para a área oncológica do Hospital Márcio Cunha.    

Início do rodapé