Novos vereadores mirins tomam posse em Ipatinga

Publicada em 27/05/2019 15:19

Novos vereadores mirins tomam posse em Ipatinga

Projeto terá novas eleições no mês de outubro

A Câmara Mirim de Ipatinga está de cara nova. Em cerimônia realizada no fim da tarde deste sábado (25), no plenário da Câmara Municipal, foram empossados os 19 estudantes eleitos para o quarto mandato da sexta legislatura do projeto.

A cada dois anos, é realizado um pleito entre os estudantes das redes públicas e privadas de ensino do município. Os setenta e seis alunos mais votados são separados em quatro grupos de 19 vereadores. Cada grupo assume um mandato de seis meses.

Presidente Jadson Heleno fala na Tribuna durante solenidade de posse dos novos vereadores mirins

Danila de Lima Alves, de 13 anos, está entre os empossados neste sábado (25). Aluna do oitavo ano da Escola Municipal João Reis de Souza, teve o privilégio de presidir a sessão solene. “Como fui eleita em 2017, a expectativa era grande para tomar posse. A ideia é buscar melhorias para minha comunidade. Para isso, tenho escutado meus amigos. Sei da responsabilidade. É preciso muita disposição”, destacou a estudante.

As próximas eleições para a Câmara Mirim de Ipatinga estão marcadas para o dia 3 de outubro deste ano. A expectativa é de que o número de participantes no pleito passado seja superado.

“Nas últimas eleições, realizadas em 2017, tivemos a participação de 37 escolas. Foram quase 300 candidatos. Acreditamos que este ano teremos a mobilização de um número ainda maior de instituições”, prevê a coordenadora da Câmara Mirim, Maria Aparecida Jeremias.

Cerimonia de posse dos novos vereadores mirins contou com a presença do prefeito Nardyello Rocha

Para se candidatar ao cargo de vereador mirim, o estudante precisa ter menos de 15 anos e estar matriculado entre o sexto e o nono ano, em alguma escola de Ipatinga (municipal, estadual ou particular). Os eleitos têm direito a um mandato de 6 meses. Nesse período, são realizadas reuniões ordinárias na primeira quarta-feira de cada mês.

Durante as reuniões, os “legisladores mirins” podem apresentar proposições, monções e até projetos de lei. Em alguns casos, os projetos de leis aprovados pela Câmara Mirim podem se transformar em lei municipal.

“Quando a proposição é relevante, ela é encaminhada para os vereadores adultos, que podem apresentá-la para votação na Câmara oficial. Já tivemos alguns exemplos. Um deles é a lei que determina a instalação de placa de atendimento preferencial para autistas em estabelecimento públicos”, contou Maria Aparecida.

Novos vereadores mirins assinaram o termo de posse cerimônia no plenário da Câmara Municipal de Ipatinga, realizada na tarde deste sábado

Entusiasta do projeto, o presidente da Câmara Municipal de Ipatinga, vereador Jadson Heleno, destaca o papel transformador da Câmara Mirim. Segundo ele, o principal objetivo da iniciativa é despertar a cidadania entre os jovens. “O projeto investe na formação integral dos estudantes.

Durante todas as sessões, são realizadas palestras com profissionais de diversas áreas do conhecimento. A escolha dos temas prioriza assuntos atuais e de grande relevância social. Além dos vereadores mirins, alunos de escolas convidadas também acompanham as apresentações”, explicou Jadson.

Arthus Paulo de Oliveira da Silava é eleito novo presidente da Câmara Mirim e comandará a nova Mesa Diretora até outubro deste ano

O presidente do legislativo de Ipatinga também destaca a nova ferramenta que será utilizada pela Câmara no trabalho com os jovens. “Estamos com uma novidade que é a Constituição em Miúdos, um projeto reconhecido nacionalmente. O objetivo é apresentar aos alunos a lei maior que rege o país. Usando uma didática especial, para que possamos ter cidadãos mais conscientes e responsáveis num futuro próximo”, finalizou.

A cerimônia contou também com a presença do prefeito Nardyello Rocha e dos vereadores Avelino Cruz, Cassinha Carvalho, Rominalda de Paula e Lene Teixeira.