Comissão de Educação da Câmara discute segurança dos jovens nas escolas de Ipatinga

Publicada em 23/04/2019 17:39

A Comissão Permanente de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer da Câmara Municipal de Ipatinga promove nesta quinta-feira (25), às 14h, no plenário da instituição, audiência pública com o tema: “A Segurança de Nossos Jovens nas Escolas no Município de Ipatinga”.

O objetivo é promover um amplo debate sobre medidas que possam evitar ataques como ocorreram no município de Suzano, em São Paulo, onde cinco estudantes e duas funcionárias foram mortos a tiros em uma escola estadual. O atentando, realizado por ex-estudantes, provocou uma comoção nacional.

De acordo com o presidente da comissão, vereador Adiel Oliveira, a audiência vem em um momento muito importante para os dias atuais. “Recentemente tivemos noticiado nos jornais da região um jovem de Ipatinga que provocou pânico em uma escola. Não temos a dimensão do estrago que um massacre como ocorrido em Suzano afeta no cotidiano das famílias envolvidas e na sociedade como um todo. Precisamos entender o que passa na cabeça de nossos jovens e adolescentes de hoje e como promover ações que levem a ajudar na solução dos problemas do cotidiano deles”, disse o vereador.

Vereadora Márcia (relatora), vereador Adiel (presidente) e vereadora Lene (vice-presidente), integrantes da comissão

A comissão também é composta pelas vereadoras Lene Teixeira (vice-presidência) e Pastora Márcia (relatora). A audiência pública tem recebido a colaboração de dados da Superintendência de Ensino do Estado e da Secretaria Municipal de Educação. Foram convidados para o debate público diversos setores da sociedade, tais como diretores de escolas, pedagogos, Ministério Público, Polícias Civil e Militar, Consep´s, Conselho Tutelar e outras entidades. Ao final do debate, a comissão pretende levantar diretrizes que visem melhorar a segurança nas escolas no município “para que ações como ocorridas em Suzano não se reproduzam em nossa cidade”, diz Adiel.