Início do conteúdo

Rita de Cassia Souza Carvalho  -  cassinha@camaraipatinga.mg.gov.br

Rita de Cassia Souza Carvalho
cassinha@camaraipatinga.mg.gov.br


Rita de Cassia Souza Carvalho

(31) 3829-1215
cassinha@camaraipatinga.mg.gov.br
401
Caratinga
http://cassinhacarvalho.com.br/
31/05/1960

Início Fim Partido Votos
01/01/2017 31/12/2020 PL 1932
  1

 

Cassinha é dessas mulheres que têm o dom natural de congregar pessoas em torno de si. Movida pelo vigor com que ela enfrenta as rotinas diárias não permite que ela passe despercebida. Energia de uma atleta, ela construiu carreiras diversas ao longo da vida: bancária, educadora física, advogada e legisladora. Mas o que de fato a distingue da maioria é sua natureza motivadora e sua vocação de não aceitar limites. Prova disso é que as comunidades em que Cassinha viveu e, sobretudo atuou, nunca passaram imunes à sua agitação.

Nascida em Caratinga, onde morou até os 21 anos de idade, ela aprendeu a olhar para o outro ainda na juventude. Deu aulas de reforço para estudantes com dificuldade de aprendizagem, cuidou de crianças e idosos. Sua aptidão para o ensino aflorou logo aos 16, quando foi estagiária no Magistério.

Em 1982 ela chega a Ipatinga, no Vale do Aço, onde conhece o engenheiro metalúrgico José de Souza Carvalho, hoje seu marido e pai de seus filhos Marcos, João Otávio e de sua filha Bianca. Foi no Unileste-MG, em Coronel Fabriciano, que ela se graduou em Educação Física, lecionando mais tarde em diversas escolas da região.

Depois ela retoma os estudos para tornar-se advogada pela Fadivale, em Governador Valadares, e segue carreira jurídica nas duas últimas décadas. Mas o entusiasmo dela pelo conhecimento não termina nunca. Ela está prestes a concluir o doutorado em Direito, Estado e Cidadania pela Universidad del Museo Social Argentino, em Buenos Aires, além do MBA em Administração Pública e Gestão de Cidades, pelo Centro Universitário Internacional.

Este último curso foi motivado por sua decisão de ingressar na vida pública, pois Cassinha tem convicção de que não basta honestidade e lisura para se assumir um cargo político. “É o conhecimento que nos torna bons em alguma coisa e nos permite evoluir. Juntos, o saber, a capacitação e a integridade nos preparam para usar todo nosso potencial, e nos levam poderosamente adiante”. É esta equação que impulsiona seu mandato de vereadora de Ipatinga, para o qual ela foi eleita em 2016, logo em sua primeira candidatura.

Estampando sempre um sorriso contagiante, Cassinha não se cansa de incentivar pessoas e fazê-las acreditar que o engajamento no bem-estar social é o único caminho possível para a transformação de uma sociedade que ainda tem muito a melhorar. Progredir enquanto corpo social, se aperfeiçoar enquanto sistema produtivo, evoluir enquanto ser humano… Nessa longa caminhada, ela exerce o espírito de liderança para demonstrar que cada cidadão é corresponsável pelo êxito da coletividade.

 

Comissão Início Fim Função
Nenhum mandato encontrado

Início do rodapé