Maio Amarelo: Mês promove conscientização para reduzir acidentes no trânsito

Publicada em 09/05/2022 16:19

Maio Amarelo: Mês promove conscientização para reduzir acidentes no trânsito

“São ações que vão mostrar ao cidadão que medidas simples e eficazes podem ser colocadas em prática para reduzir os acidentes”

Com o propósito de instituir ações de conscientização e educação em defesa da vida e da segurança no trânsito, projeto de lei em tramitação na Câmara de Ipatinga pretende criar a campanha “Maio Amarelo”.

O PL nº 101/22 autoriza o Poder Executivo a tomar medidas em cooperação com entidades da sociedade civil, órgãos públicos e iniciativa privada, que visam “fomentar a participação popular num trânsito seguro e saudável”.

De acordo com o autor da proposta, o movimento Maio Amarelo tem como base chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito.

“São ações que vão mostrar ao cidadão que medidas simples e eficazes podem ser colocadas em prática para reduzir os acidentes, como utilizar passarelas e faixas de pedestres, respeitar a sinalização, realizar ultrapassagens seguras, não misturar álcool e direção, proteger os mais vulneráveis no trânsito e adotar regras de direção defensiva”, diz o vereador Ley do Trânsito (PSD).

O texto segue para análise das comissões permanentes da Câmara de Ipatinga.

Mobilização

O Movimento Maio Amarelo é mundial e teve início em 2011, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito.

A campanha usa a cor amarela em referência ao sinal de advertência no semáforo, que simboliza a atenção necessária para a causa.

Imagem: Acidente na saíde de Ipatinga para BH