Vereadores lutam pela implantação do centro de castração de animais

Publicada em 13/05/2021 09:13

Vereadores lutam pela implantação do centro de castração de animais

O objetivo, além de combater um problema de saúde pública, é a diminuição da população de animais de rua, reduzindo o sofrimento de diversos cães e gatos abandonados

A implantação de um Centro de Castração de Animais em Ipatinga foi a pauta da conversa dos vereadores Adiel Oliveira e Fernando Ratzke, nesta semana, com o secretário de Saúde de Ipatinga, Cleber de Faria. Na oportunidade, os vereadores apresentaram a indicação assinada por eles e votada na última sessão da Câmara, solicitando ao Executivo estudos para a implantação do CCA (Centro de Castração de Animais). O objetivo é a diminuição da população de animais de rua, reduzindo o sofrimento de diversos cães e gatos abandonados. Atualmente esse trabalho tem sido realizado dor diversas ONG’s de defesa dos animais presentes no município.

De acordo com o vereador Adiel Oliveira, essa bandeira foi levantada em 2019 ao instituir o Projeto de Lei "Dezembro Verde", visando à conscientização contra o abandono de animais. “Estamos unindo forças com vereadores que têm uma forte ligação com a causa animal, como o vereador Fernando Ratzke, para juntos tirarmos o Centro de Castração do papel. Vimos a boa vontade do governo na condução de projetos dessa natureza no município e vamos nos empenhar nessa luta”, disse o vereador.

O secretário de saúde se mostrou  favorável à iniciativa. “O prefeito Gustavo Nunes já solicitou que iniciássemos os estudos dentro de uma agenda de ações para que pudéssemos implantar o Centro de Castração de Animais em Ipatinga. Não é um trabalho somente em prol da causa animal, mas também em prol da saúde pública”, disse Cleber de Faria.

O vereador Fernando Ratzke, que também abraçou a causa do Centro de Castração, ficou satisfeito com a reunião. “Quando fomos convidados para juntos lutar pela causa, vi ali uma grande iniciativa em prol da causa animal. Sabemos da necessidade real de implantação do centro. Vamos lutar e buscar recursos com deputados caso seja necessário, para que possamos concretizar esse sonho”, disse o parlamentar.

Ao final da reunião, o secretário de Saúde informou já iria consultar sua equipe técnica para ver como poderia conduzir o projeto dentro do município, desde o aproveitamento de infraestrutura já existente até o corpo clínico.

Foto destaque: Vereadores Adiel Oliveira e Fernando Ratzke com o secretário de Saúde de Ipatinga, Cleber de Faria