ELIMINATÓRIAS II GINCANA DO SABER

ELIMINATÓRIAS II GINCANA DO SABER 23/11/2022 08:00
PLENARIO CÂMARA

Foram realizadas nesta quarta-feira (23), no plenário da Câmara de Ipatinga, a 1ª e a 2ª fases da edição eliminatória entre sete escolas municipais e sete estaduais do município de Ipatinga. A gincana foi realizada com alunos dos 5º e 9º ano do ensino fundamental. O evento faz parte do projeto da Escola do Legislativo chamado Gincana do Saber, que tem como objetivo o estudo da Constituição Federal em Miúdos, da Lei Maria da Penha em Miúdos e do Estatuto da Criança e do Adolescente em Miúdos, escritos pela educadora Madu Macedo.

A Gincana do Saber é um programa que tem como objetivo estimular o estudo da Constituição Federal entre crianças e jovens. “Este ano, além da Constituição em Miúdos I e II, também oportunizamos que os alunos do 5º ano estudassem o Estatuto da Criança e do Adolescente em Miúdos (ECA) e a Lei Maria da Penha para os alunos do 9º ano.”, esclareceu a diretora da Escola do Legislativo, Marli Andrade Franco.

Cada escola envolvida pôde trabalhar os temas em sala de aula e escolheu uma dupla que veio representar sua escola. Após a primeira fase de perguntas fechadas, caso houvesse empate, a segunda etapa era caracterizada por perguntas abertas e, se ainda assim, houvesse empate, o desempate era feito com perguntas de conhecimentos gerais.

“Foi muito emocionante perceber o desempenho alto dos alunos participantes. Prova de que estudaram com afinco, junto aos seus professores. Acreditamos que a etapa final, que ocorre no próximo dia 8 de dezembro, será muito concorrida”, frisou a presidente da Escola do Legislativo, vereadora Cecília Ferramenta (PT).

Ela avaliou que esta gincana só foi possível graças ao apoio incondicional da Secretaria Municipal de Educação e da Superintendência Estadual de Ensino, que não só aceitaram o desafio, mas como também abraçaram o projeto. “Os alunos saem ganhando e muito com o aprendizado e a formação cidadã que adquirem, tornando-se alunos mais bem preparados e, consequentemente, pessoas melhores”, pontou Cecília.

Foram classificadas para a final da Gincana:

Escolas Municipais

Escola Municipal Zelia Duarte;

Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade;

Escola Municipal Padre Bertolo;

Escola Municipal Everson Magalhães.

Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade;

Escola Municipal João Reis;

Escola Municipal Chirlene Cristina;

Escola Municipal Padre Bertolo.

Escolas Estaduais

Escola Estadual Manoela Soares Bicalho;

Escola Estadual Almirante Toyoda;

Escola Estadual Sonia Maria Silva Gomes;

Escola Estadual Laura Xavier.

Escola Estadual Wilson Alvarenga;

Escola Estadual Almirante Toyoda;

Escola Estadual Sonia Maria Silva Gomes;

Escola Estadual João Valmick.